Escassez de semicondutores atrapalha planos da Chevrolet no Brasil

Maioria das marcas já teve de suspender a produção em vários períodos, mas a GM é a mais prejudicada
-Publicidade-
Onix, campeão de vendas da marca | Foto: Divulgação
Onix, campeão de vendas da marca | Foto: Divulgação

Após superar seu pior momento no país, quando a matriz cogitou, no início de 2019, a saída da marca da região, a General Motors passa por novo abalo, desta vez envolvendo queda drástica nos negócios. O problema não é falta de investimentos nem novos produtos, como ocorreu com a Ford, mas escassez de semicondutores para a produção, que levou o grupo a manter fechada a fábrica que produz seu campeão de vendas, o Chevrolet Onix, por quase cinco meses.

A planta de Gravataí, no Rio Grande do Sul, volta a operar no dia 16 só com um turno de trabalho. Analistas acreditam que levará um bom tempo para a GM recuperar o mercado perdido neste ano. Além disso, não há garantia de entrega regular de chips, o que está previsto pelo setor só para 2022.

Leia mais: “Com reabertura, vendas de Dia dos Pais se recuperam”

-Publicidade-

O Onix representa cerca de 40% das vendas da marca, líder do mercado nos últimos cinco anos. Sem poder atender à demanda pelo carro até então mais vendido no país, a GM perdeu o pódio em janeiro e está em terceiro lugar no acumulado do ano, atrás de Fiat e Volkswagen.

A escassez do item eletrônico tem afetado a indústria automobilística do mundo todo. No Brasil, a maioria das marcas já teve de suspender a produção em vários períodos, mas a GM é a mais prejudicada. A empresa alega que o Onix tem cerca de mil semicondutores e sistemas integrados, até o dobro do que outros modelos da mesma categoria.

Com informações do Estadão Conteúdo

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro