Febraban: estoque de crédito deve ter queda em janeiro

Apesar da estimativa de retração em janeiro, desempenho da carteira em 12 meses deve se manter estável em 16,4%
-Publicidade-
Segundo a Febraban, componente sazonal explica a queda no primeiro mês do ano
Segundo a Febraban, componente sazonal explica a queda no primeiro mês do ano | Foto: Divulgação/Febraban

Segundo projeções divulgadas nesta segunda-feira, 21, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o saldo total da carteira de crédito deve apresentar um ligeiro recuo de 0,2% em janeiro deste ano, depois de 11 meses consecutivos de expansão.

De acordo com a entidade, há um componente sazonal que explica a queda no primeiro mês do ano.

Apesar da estimativa de retração em janeiro, o desempenho da carteira em 12 meses deve se manter estável em 16,4% (ante 16,5% de dezembro de 2021).

-Publicidade-

“Mesmo em um cenário de arrefecimento da atividade econômica, inflação elevada, taxa Selic alta e ainda um aumento dos casos de covid-19 no começo do ano, os resultados para a expansão anual da carteira total de crédito continuam em patamar elevado, acima de dois dígitos”, afirmou o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg.

Ainda segundo o levantamento, a queda em janeiro deve ser liderada pela carteira pessoa jurídica (-1,4%), com maior impacto da carteira livre (-1,7%). A carteira direcionada deverá recuar 0,8%.

A carteira pessoa física, por sua vez, deve registrar alta de 0,7% em janeiro, acelerando a expansão, na comparação anual para 21% — a maior desde setembro de 2011. A carteira direcionada deve crescer 1%. A carteira livre, 0,5%.

De acordo com a Febraban, as concessões de crédito devem recuar 16,2% em janeiro. Entretanto, considerando o valor ajustado por dias úteis, a queda deverá ser de 8,2%. Em 12 meses, o volume concedido segue em alta (22,7%).

Com informações do Valor Econômico

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.