Finanças de 78% dos brasileiros pioram durante a pandemia

Deterioração é mais acentuada nas menores faixas de renda
-Publicidade-
Entre os entrevistados, apenas 21% perceberam melhoras
Entre os entrevistados, apenas 21% perceberam melhoras | Foto: Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Uma estudo realizado pela Baitah, empresa especializada em consultoria e pesquisas, concluiu que 78,5% dos brasileiros sentiram piora em sua situação econômica durante a pandemia. Do total, 36,5% perceberam que as finanças pessoais pioraram “muito”, e 42% uma piora não tão acentuada. Para apenas 21,4%, houve melhora nesse quesito depois do surgimento da covid-19.

“A grande maioria dos brasileiros sente que sua situação financeira atual piorou no comparativo ao período antes da pandemia”, destaca a pesquisa. “O número mostra que quase oito em cada dez pessoas tiveram uma queda econômica aos longos dos últimos meses compreendidos nesse período de crise.”

-Publicidade-

Nas menores faixas de renda, a deterioração é mais acentuada. Entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos, quase a metade respondeu que a situação financeira está “muito” pior. Apenas 12% dos brasileiros que vivem nessa condição salarial afirmaram uma melhora econômica. Já para o contingente que recebe mais de dez salários mínimos, 55% disseram que as finanças melhoraram.

Contudo, de acordo com o levantamento, o consumo deve voltar a crescer em breve no país. Para as classes econômicas de menor poder aquisitivo, a tendência é aumentar a compra de alimentos e bebidas, com destaque para a carne vermelha. Entre aqueles com melhor rendimento, a preferência é pela aquisição de produtos com alto valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.