publicidade
Economia

Focus: mercado projeta aumento dos juros em 2026 e 2027 e nova alta da inflação

Dados estão no Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 20, pelo Banco Central

Sede do Banco Central (BC) do Brasil em Brasília | Foto: Raphael Ribeiro/BCB
Sede do Banco Central do Brasil em Brasília | Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Os analistas de mercado que participam do Relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), projetam alta da taxa de juros em 2026 e 2027. Os dados constam do boletim divulgado nesta segunda-feira, 20.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Receba nossas atualizações

Além disso, pela sexta semana consecutiva, os analistas estimam alta da inflação para 2026.

Alta da taxa de juros e aumento da inflação

Segundo a projeção do Focus, a Selic, taxa básica de juros da economia, deve fechar este ano a 13%, ante a projeção de 12,5% na semana anterior. Para 2027, a projeção é de 11%, ante a estimativa de 10,5% há sete dias.

Já em relação à inflação, a projeção desta semana é que o IPCA feche o ano em 4,8%, ante 4,71% estimado na semana anterior.

Também há perspectiva de alta da inflação para 2027. O índice deve fechar o ano que vem em 3,99%, ante 3,91% na semana passada.

Dados do Focus desta semana

O Relatório Focus também mostra uma perspectiva de alta do crescimento da economia em 2026. O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 1,86%, ante a projeção de 1,85% na semana anterior. Para 2027, foi mantida a projeção de crescimento de 1,8%.

Já o dólar deve fechar o ano em R$ 5,30, projeção mais baixa do que há sete dias, de R$ 5,37.

Relatório Focus de 17/4/2026, divulgado nesta segunda, 20 | Foto: Reprodução/Banco Central
Relatório Focus de 17/4/2026, divulgado nesta segunda, 20 | Foto: Reprodução/Banco Central

Divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central, o Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação.

O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.

Leia também: O gasto descontrolado do governo, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 316 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.