Gol e Avianca anunciam acordo para criar novo grupo

O negócio está sujeito à aprovação dos órgãos regulatórios
-Publicidade-
O Grupo Abra terá a participação de outras companhias
O Grupo Abra terá a participação de outras companhias | Foto: Divulgação

As companhias aéreas Gol, do Brasil, e Avianca, da Colômbia, anunciaram nesta quarta-feira, 11, a criação de uma holding — uma empresa que possui controle sobre outras —, o Grupo Abra. Além das duas companhias, o novo grupo também terá participação nas empresas Viva, da Colômbia, e Sky Airline.

De acordo com comunicado enviado ao mercado, “Avianca e Gol serão a base de uma malha pan-latino-americana de companhias aéreas com o objetivo de ter o menor custo unitário em seus respectivos mercados, os programas de fidelidade líderes em suas regiões e outros negócios sinérgicos”.

O novo grupo terá capital fechado, e investidores financeiros se comprometeram a investir até US$ 350 milhões em ações.

-Publicidade-

A conclusão da transação é esperada para ocorrer no segundo semestre deste ano e está sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios.

Mesmo com a fusão, as marcas Avianca e Gol continuarão existindo separadamente. “O Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas operacionais reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade”, segundo o comunicado. Ainda de acordo com o documento, “o Grupo Abra será co-controlado pelos principais acionistas da Avianca e pelo acionista controlador da Gol”.

Roberto Kriete será o presidente do Conselho de Administração do Grupo Abra. Constantino de Oliveira Junior, da Gol, será o CEO. Adrian Neuhauser, atual presidente e CEO da Avianca, e Richard Lark, atual CFO da GOL, serão co-presidentes do grupo, enquanto mantêm suas atuais funções nas companhias aéreas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.