Guedes fala em modernizar o Mercosul: ‘Não está correspondendo às expectativas’

Declaração do ministro foi proferida em audiência pública realizada nesta quinta-feira, 19, no Senado Federal
-Publicidade-
Paulo Guedes planeja mudanças no Mercosul
Paulo Guedes planeja mudanças no Mercosul | Foto: Mateus Bonomi/Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira, 19, que pretende modernizar o Mercosul, pois o bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai não está correspondendo às expectativas dos integrantes. A declaração foi proferida em audiência pública realizada no Senado Federal.

“Nos últimos 30 anos, o comércio global aumentou muito e tirou 3,7 bilhões de pessoas da miséria, aumentando a renda per capita”, explicou o ministro, no início de seu discurso. “Enquanto isso, nós, os pioneiros em criar grandes blocos de integração comercial, fomos ficando para trás.”

Leia mais: “Os holofotes voltam a concentrar-se em Paulo Guedes”, reportagem de Gabriel de Arruda Castro publicada na Edição 72 da Revista Oeste

-Publicidade-

Segundo Guedes, o Mercosul foi bem-sucedido na tarefa de integração dos países da América Latina e no impulsionado da economia brasileira. “Foi uma espécie de trampolim para o Brasil se integrar à economia global”, afirmou. Entre 1991 e 1998, a participação do Mercosul na corrente de comércio brasileira subiu de 9% para 18%; depois, começou a cair.

“No início, foi uma força de sustentação para que houvesse a integração dos países”, avaliou o ministro. “Depois, veio descendo e hoje está entre 6% e 7%; é menos da metade do que já foi. O Mercosul não está correspondendo às expectativas que foram lançadas, e depois de um início forte, com a integração regional, foi perdendo a importância ao longo do tempo.”

Leia também: “Guedes: ‘Ninguém chama o presidente da Argentina de genocida’”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários

  1. Eu acho que esse sujeito já está totalmente fora da realidade, fala em modernizar o Mercosul e não é capaz de tocar uma única reforma sequer neste país e a inflação só está que com à solta. Vá olhar para o seu umbigo, ô Guedes!

  2. Mercosul integração mais cultural que econômica, porém com governos esquerdistas mostrou-se uma utopia, virou abraço dos afogados, não somos Europa, deveríamos fazer acordos bilaterais e negociar individualmente.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro