Guedes: governo prepara fundo para grandes obras de infraestrutura

Ministro da Economia fala em novo instrumento para projetos de 'reconstrução nacional'
-Publicidade-
Paulo Guedes participou de abertura de feira de alimentos em São Paulo
Paulo Guedes participou de abertura de feira de alimentos em São Paulo | Foto: Reprodução/Youtube

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira, 16, que o governo federal vem trabalhando para desenvolver um fundo para a reestruturação nacional com o objetivo de atrair investimentos. A declaração aconteceu na abertura da feira de alimentos Apas Show, em São Paulo.

Segundo Guedes, a ideia é que o novo fundo sirva como instrumento para financiar grandes obras de estruturas. O ministro citou casos envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para argumentar a favor de um novo foco de investimento.

“O presidente (Jair Bolsonaro) já autorizou. Estamos pensando em um programa de fundo de reconstrução nacional. Um grande problema brasileiro é justamente a nossa incapacidade de fazer investimento”, afirmou Guedes nesta segunda-feira.

-Publicidade-

“Em vez de ficar o BNDES lá sentado em ações da JBS, da Marfrig, da Petrobras, ficava sentado em uma porção de participações. Vamos vender isso e transformar em uma hidrelétrica em Rondônia. Estamos precisando de energia no norte do Brasil. Estão, vamos fazer uma hidroelétrica lá.”

Redução do IPI

No evento desta segunda-feira, o ministro também comentou o recente movimento do governo em reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em medida de estímulo à economia. 

“Aceitei o desafio de nos sentarmos com as indústrias e conversarmos sobre a redução de IPI e Tarifas de Importação, que precisam ser repassadas e chegar até o consumidor, refletindo no preço, na ponta”, comentou o ministro.

“Tivemos outros programas posteriormente. Fizemos uma primeira rodada de 25% na redução do IPI e depois passamos para 35%; também reduzimos todos os impostos de importação da cesta básica. Há 40 anos não havia redução desses impostos.”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.