IBGE registra queda nos preços para indústria em outubro

É a terceira redução seguida nos custos do setor

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
IPP mede os custos da indústria
IPP mede os custos da indústria | Foto: Divulgação/CNI

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação dos custos da indústria, teve queda de 0,85% em outubro. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta terça-feira, 29.

“Em outubro, dos 24 setores analisados, 12 apresentaram queda e 12 tiveram alta”, informa Murilo Lemos Alvim, analista do IPP. “Mas, como ocorreu nos meses anteriores, os setores que mais influenciaram o resultado mensal apresentaram variações negativas, o que ajuda a explicar o porquê da nova queda no IPP.”

A maior redução média aparece para a fabricação de produtos químicos: -4,58%. Sozinho, esse segmento foi responsável por pouco mais da metade do movimento de baixa no índice geral.

-Publicidade-

“Os fertilizantes estão com uma oferta em crescimento que não tem sido acompanhada pela demanda, gerando a queda nos preços”, ressalta Alvin. “Esse aumento da oferta ocorre após um período de escassez no mercado externo por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Apesar da escassez recente, o Brasil fez um esforço e conseguiu um volume alto de importação e agora está com um estoque confortável.”

É o terceiro mês seguido com queda no indicador de preços para a indústria. Em agosto, ocorreu a maior redução: cerca de 3%.

Ao longo do ano, o indicador acumula alta de 5%, de acordo com o IBGE. Em comparação a 12 meses anteriores, a oscilação fechou em 6,5%.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.