Ibovespa fecha em baixa e BC não altera taxa de juros

A autoridade monetária aguarda os desdobramentos da PEC da Gastança para se definir, afirma especialista
-Publicidade-
Edifício-sede do Banco Central, em Brasília | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Edifício-sede do Banco Central, em Brasília | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ibovespa caiu 1% nesta quarta-feira, 7, em meio à reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) sobre a taxa de juros básicos da economia. O principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3) encerrou o pregão cotado em 109 mil pontos, e o dólar fechou com praticamente a mesma queda, passando para R$ 5,20.

Depois do fechamento do Ibovespa, o BC divulgou que manteve a taxa de juros no patamar atual: 13,75%. De acordo com Wagner Varejão, especialista da Valor Investimentos, escritório vinculado à corretora XP, a decisão está em linha com as expectativas do mercado.

Na avaliação de Varejão, o espaço para a redução deve se formar em 2023. “A inflação está desacelerando, e a tendência natural seria iniciar um ciclo de queda a partir de meados do ano que vem”, explicou. Contudo, ele acredita que o BC ainda aguarda os desdobramentos da PEC da Gastança.

-Publicidade-

“É preciso ver ainda qual será o valor acima do teto aprovado para o ano que vem, os nomes da equipe econômica do próximo governo e, mais importante de tudo, qual o arcabouço fiscal que vigorará no Brasil”, comentou. “Temos de saber dessas questões para entender até que ponto a política monetária poderá se tornar menos restritiva e os juros voltarem a cair.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.