Inflação na Europa atinge maior nível em 25 anos

A taxa foi pressionada pelos custos mais altos com a energia e os problemas na cadeia de abastecimento
-Publicidade-
Os preços ao consumidor subiram mais uma vez na Zona do Euro, pressionados pelos custos mais altos de energia
Os preços ao consumidor subiram mais uma vez na Zona do Euro, pressionados pelos custos mais altos de energia | Foto: Sascha Steinbach

A inflação dos preços ao consumidor na Zona do Euro atingiu em novembro a maior alta em 25 anos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 30.

A inflação plena ficou em 4,9% no mês, em comparação com o mesmo período de 2020. Essa taxa veio acima da previsão e maior que a registrada no mês anterior, que foi de 4,1%.

Os preços ao consumidor subiram mais uma vez na Zona do Euro, pressionados pelos custos mais altos da energia e os problemas envolvendo a cadeia de abastecimento.

-Publicidade-

Os dados no Velho Continente chegam em um momento em que a Europa volta a adotar medidas de restrição por causa do aumento de casos de covid-19.

Nas últimas semanas, Holanda e Alemanha implantaram novas restrições. A Áustria e a Eslováquia determinaram lockdown. Se as medidas continuarem se espalhando, os economistas acreditam que podem pesar na produção e ampliar os gargalos na cadeia de abastecimento.

Na Alemanha — um país historicamente com medo de inflação alta —, a taxa atingiu a maior elevação em 29 anos em novembro. Um aumentos de 6% em comparação com o ano anterior. A tendência é a mesma na França, onde a taxa atingiu 3,4% em novembro, a maior desde 2008.

Segundo os analistas ouvidos pela agência Reuters, daqui para a frente é necessário entender como o Banco Central Europeu vai conciliar a alta na inflação com a incerteza sobre a pandemia.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Ainda não saiu no JN? Os gênios de lá, todos formados em medicina, economia, veterinária, biologia, física, química, devem ter dito que o grande culpado é o nosso Presidente, senão eu vou desconfiar 🤔🙄

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.