Inflação na Zona do Euro deve cair pela 1ª vez em quase um ano e meio

Em novembro, taxa deve ficar em 10%
-Publicidade-
É a primeira vez que a inflação deve cair, desde julho de 2021 | Foto: Reprodução/Pixabay
É a primeira vez que a inflação deve cair, desde julho de 2021 | Foto: Reprodução/Pixabay

Uma projeção divulgada nesta quarta-feira, 30, pelo Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) prevê que a inflação na Zona do Euro em novembro será de 10%, índice menor do que o registrado em outubro, de 10,6%, e menor do que a projeção de analistas, de 10,4%. Se confirmada, será a primeira queda da inflação desde julho de 2021, quando estava em 2,2%.

A previsão de queda alimenta as esperanças de que o pico da alta dos preços já tenha passado e reforça a expectativa de uma desaceleração nos aumentos de juros do Banco Central Europeu (BCE) no próximo mês.

De acordo com a projeção da Eurostat, a queda no preço da energia deverá ser o principal fator na queda mais acentuada de preços, passando de 41,5% em outubro para 34,9%. Alimentos, bebidas alcoólicas e tabaco devem ter baixa de 13,6% para 13,1%; bens industriais não energéticos deve ficar estáveis, com a mesma taxa de alta registrada em outubro, de 6,1%; e serviços terão leve queda de 4,3% para 4,2%.

-Publicidade-

Com a inflação em mais de cinco vezes sua meta de 2%, o BCE elevou as taxas de juros em seu ritmo mais rápido já registrado neste ano e uma série de altas nos próximos meses ainda é provável.

Mas, depois de movimentos consecutivos de 75 pontos, alguns formuladores de política monetária defenderam recentemente um aumento de 50 pontos em 15 de dezembro, argumentando que a inflação está finalmente atingindo o pico.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.