IPVA poderá ser parcelado em até 5 vezes em São Paulo

Medida passa a valer a partir de 2 de janeiro de 2022
-Publicidade-
IPVA poderá ser parcelado em mais vezes em São Paulo
IPVA poderá ser parcelado em mais vezes em São Paulo | Reprodução/Flickr

A partir de janeiro de 2022, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser parcelado em até cinco vezes. A novidade foi anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante uma coletiva de imprensa em Santos, no sábado 11.

Segundo o governador, a medida será oficializada nesta semana no Diário Oficial. Atualmente, o imposto pode ser pago em até três vezes no cartão de crédito, no cartão de débito à vista com desconto de 3% e pela carteira digital. As formas de pagamento do imposto permanecem. Doria disse que a mudança também vai atender os donos de carros novos.

O objetivo principal da mudança é aumentar o tempo para motoristas de carro fazerem o pagamento. “É razoável que tenhamos compreensão de que eles vão precisar de um pouco mais de tempo, para poder ter no parcelamento uma forma adequada de cumprirem o seu dever de pagar o IPVA”, disse Doria.

-Publicidade-

Aumento do IPVA

O parcelamento do IPVA pode aliviar o bolso do cidadão, visto que as mais recentes estimativas são ruins para os donos de carros — o IPVA deve ficar 30% mais caro no mês que vem.

Para entender melhor o aumento ou a diminuição no IPVA, é importante ter em mente o preço do modelo do carro registrado. Se o valor da produção do carro aumenta, o valor final de compra dele também, e consequentemente sobe o preço de seu imposto. Esse cálculo é feito a partir do valor venal de cada modelo de veículo divulgado na tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Como houve baixa produção de novos carros e falta de peças, o resultado foi um aumento no preço dos usados. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a produção de veículos diminuiu 13,5% em novembro, em comparação a outubro.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.