Juros livres batem a maior taxa média do ano no Brasil

De acordo com o Banco Central, também cresceu a inadimplência nessa modalidade de crédito
-Publicidade-
A taxa de juros define o custo dos empréstimos
A taxa de juros define o custo dos empréstimos | Foto: José Cruz/Agência Brasil

A taxa média de juros livres cobrados pelo sistema financeiro no Brasil chegou a 42,2% ao ano em outubro. É o maior nível registrado em 2022 — o menor ocorreu em janeiro: 35,3%.

Em comparação a 12 meses antes, a alta chega a 10 pontos porcentuais. Os números aparecem no relatório sobre o setor publicado nesta segunda-feira, 28, pelo Banco Central.

Em dezembro de 2021, a taxa média de juros livres fechou em 33,8% no Brasil, ou seja, ao longo desse ano já está em 8,6 pontos porcentuais.

-Publicidade-

Nessa modalidade, os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas cobradas dos clientes.

A situação é diferente para os juros direcionados nesse segmento, em que as regras são definidas e controladas pelo governo. Esse tipo de crédito se destina basicamente aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito.

No mês de outubro, a taxa cobrada para os juros direcionados ficou em 10,6%. Desse modo, comparando com dezembro de 2021, a elevação ficou em 1,3%. Sobre 12 meses antes, a alta bateu 2,1%.

As duas modalidades de crédito também possuem índices de inadimplência diferentes. Para os juros livres, houve crescimento de 0,7 ponto porcentual na quantidade de inadimplentes ao longo de 12 meses. Assim, o número bateu 4,2% em outubro. Ao mesmo tempo, a inadimplência para empréstimos com juros direcionados no Brasil se manteve estável: 1,2%.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.