Mercado aumenta a projeção da inflação

Investidores seguem apreensivos com futuro governo Lula
-Publicidade-
A elevação da inflação aumenta o custo de vida do consumidor
A elevação da inflação aumenta o custo de vida do consumidor | Foto: Reprodução/Mídias sociais

O mercado financeiro elevou a prévia para a inflação pela quinta vez seguida. A projeção aparece semanalmente no Boletim Focus do Banco Central (BC), por meio da estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Na edição mais recente do documento do BC, publicada nesta segunda-feira, 28, o mercado aumentou a prévia da inflação para 5,91%. Os dados refletem a pesquisa feita na semana anterior à publicação do Relatório Focus.

As constantes elevações da prévia para a inflação começaram a ser divulgadas na primeira segunda-feira depois do resultado do segundo turno das eleições de 2022. O mercado segue apreensivo com as escolhas para a condução econômica e fiscal do futuro novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

-Publicidade-

Um dos pontos de tensão é a Proposta de Emenda à Constituição que ficou conhecida como PEC da Gastança. Por meio dela, o futuro governo pretende elevar em R$ 200 bilhões o teto de gastos. Além disso, Lula ainda não divulgou os nomes escolhidos para liderar os ministérios da Fazenda e da Economia.

Publicado toda segunda-feira, o relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do Banco Central.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. O pior dessa tragédia anunciada, já que não houve escolha democrática através do voto, o Xandão decidiu por todos, o energúmeno descondenado vai fazer todos sofrerem esse mau nefasto. Para o investidor, tudo corre as mil maravilhas, mas para nós mortais é péssimo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.