Mercado financeiro está menos otimista com recuperação da economia

É o que aponta boletim divulgado pelo Banco Central
-Publicidade-
Mercado: atualização para baixo do PIB
Mercado: atualização para baixo do PIB | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A estimativa do mercado financeiro em relação à retomada econômica brasileira oscilou para baixo. É o que mostra a mais recente versão do boletim Focus, levantamento semanal divulgado pelo Banco Central. A edição tornada pública nesta segunda-feira, 22, mostra que a previsão de investidores para o crescimento da economia brasileira neste ano caiu de 3,43% para 3,29%.

Leia mais: “Indústria da mineração teve crescimento em 2020”

O recuo ocorre em meio às mudanças no comando da Petrobras. Na última sexta-feira, 19, o presidente Jair Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna para a estatal, que desde o começo de seu governo estava sob liderança do economista Roberto Castello Branco. Conforme Oeste registrou mais cedo, as ações da petrolífera despencaram na bolsa de valores.

-Publicidade-

Apesar da nova projeção menos otimista para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, o mercado segue com o mesmo olhar para os próximos anos. Segundo os dados do Focus, a estimativa de crescimento da economia do país em 2022 segue em 2,5% — o mesmo número há 148 semanas. Para 2023 e 2024, a indicação também é de aumento de 2,5% em cada ano, informa a Agência Brasil.

Taxa de juros

A nova edição do boletim Focus apresenta, ainda, projeções relacionadas à taxa básica de juros. E a atualização nesse sentido também demonstra menor animação. Agora, a estimativa é que o Brasil feche o ano com a Selic em 4%; antes o porcentual indicado era de 3,75%. Atualmente, a Selic está em 2%, conforme definição por parte do Comitê de Política Monetária (Copom).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.