Mercado prevê alta de 3,43% da inflação em 2021

Nova edição do boletim Focus foi divulgada pelo Banco Central
-Publicidade-
BC: nova projeção para a economia
BC: nova projeção para a economia | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O mercado financeiro tem nova projeção a respeito da inflação no Brasil para este ano. Na edição divulgada nesta segunda-feira, 18, do boletim Focus, pesquisa realizada semanalmente, o Banco Central (BC) mostra que a expectativa demonstrou menos entusiasmo com a questão.

Leia mais: “Prévia do PIB apresenta melhora de outubro para novembro de 2020”

-Publicidade-

Segundo os dados do levantamento, a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu. Foi de 3,34% para 3,43%. Além de apresentar estimativas para a inflação no ano vigente, o boletim Focus também consulta as projeções para os próximos anos. Para 2022, por exemplo, a expectativa de inflação foi mantida em 3,5%, informa a Agência Brasil.

Mesmo com a oscilação para cima, a nova projeção da inflação brasileira para 2021 está abaixo da meta que o BC precisará alcançar. Definida pelo Conselho Monetário Nacional, a meta do IPCA, que o indicador oficial da inflação do país, é de 3,75%. De acordo com a Agência Brasil, há “intervalo de tolerância” a ser considerado aceitável, podendo recuar ou avançar até 1,5% em relação à meta.

Análise de economista

Economista Ativa Investimentos, Guilherme Sousa acredita que a inflação no Brasil em 2021 terá um crescimento maior do que o apontado agora pelo boletim Focus. “Estimamos alta de 3,2% em 2021 e, assim como o mercado, temos nossa projeção de 2022 ancorada na meta de inflação (3,5%).”

Leia também: “2021: reformar ou quebrar”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 40 da Revista Oeste.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site