Ordem executiva de Biden é marco para indústria das criptomoedas

Presidente americano determina que agências federais trabalhem em abordagem única que vise segurança e competitividade
-Publicidade-
Bitcoin já experimentou valorização após ordem assinada na Casa Branca
Bitcoin já experimentou valorização após ordem assinada na Casa Branca | Foto: Reprodução/Pixabay

O presidente norte-americano Joe Biden assinou nesta quarta-feira, 9, uma ordem executiva em que orienta seu governo a analisar riscos e benefícios das criptomoedas. Em meio à expectativa internacional de regulação, a medida da Casa Branca é vista como um marco para o setor.

A ordem assinada por Biden determina que diferentes agências federais trabalhem por uma abordagem única para regulação e supervisão dos ativos digitais.

Atualmente as criptomoedas são reguladas por uma teia de várias agências, como Internal Revenue Service (o equivalente à Receita Federal do país), Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) e Rede de Combate a Crimes Financeiros (FinCEN, na sigla em inglês).

-Publicidade-

No entanto, o setor entende que as diretrizes vigentes hoje nos Estados Unidos ainda são vagas ou contraditórias. A expectativa agora é que a ordem da presidência americana estimule tanto inovação ao mercado das criptomoedas como segurança aos consumidores.

A notícia da ordem executiva provocou reação imediata no mercado, com o Bitcoin, primeira moeda virtual, apresentando valorização de 8% nesta quarta-feira, negociado a US$ 41,94.

A segurança dos consumidores é vista como um ponto crucial na iniciativa de regulação do governo americano.

Já no plano estratégico do cenário global, os Estados Unidos tentam consolidar sua competitividade e liderança no setor, em momento especialmente significativo já que a China decidiu banir efetivamente as atividades envolvendo criptomoedas de seu espaço financeiro, em decisão de setembro de 2021.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Que respeitem os técnicos competentes do mercado. Decisões apenas políticas podem acabar criando as ‘bidcoins’, moeda levada tão a sério quanto o Biden.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.