A Petrobras admitiu a possibilidade de rever a política de distribuição de lucros. A informação consta em um documento da estatal encaminhado para para a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, na quarta-feira 29.
No texto, é mencionado que as mudanças na composição do Conselho de Administração e diretoria podem resultar em alterações ou no encerramento da política de dividendos, que o colegiado pode mudar ou encerrar a política a qualquer momento. É apontada ainda a possibilidade de as mudanças na política levarem ao pagamento de menos ou nenhum dividendo no futuro aos acionistas.
No ano passado, a estatal pagou quase R$ 216 bilhões em dividendos a acionistas, o maior montante de sua história. A companhia adota uma política de remuneração que estabelece o pagamento de 60% da diferença entre o fluxo de caixa operacional e os investimentos, caso o endividamento bruto esteja menor que US$ 65 bilhões.
A Petrobras afirma que o pagamento de dividendos acima do mínimo legal e estatutário em períodos anteriores não é garantia de pagamentos futuros e não serve como patamar de referência.
Conhecido como “Formulário 20-F”, o documento é obrigatório para as companhias estrangeiras listadas nos Estados Unidos. Nele, as empresas fornecem informações financeiras e operacionais, além de avaliar os riscos aos quais estão submetidas.
É no segmento “riscos” que a Petrobras avalia a possibilidade de mudanças na política de distribuição de dividendos. O tópico não aparece na edição anterior do formulário, de 2022.
Vai haver enxurrada de venda de ações no mercado e o preço vai pro chão.Vamos ver as consequências.
Vendi todas as açoes PETR4, com um corrupto no poder é melhor nao arriscar.
Rever? Já reviu, o lucro é tudo para o PT. Já aumentaram salários dos diretores, cada filiado do pt repassa 30% para o partido, descontado em folha de pagamento, quanto mais cargos petista, mais trilionário o pt fica. Mais dinheiro em caixa, o PT vai comprando mídias, bloguinhos, pesquisas, juízes, politicanalhas…
Os minoritários estão de cabelos em pé. Deveria se unir para catapultar os dirigentes petistas da Petrobrás.
Vamos ver quem vai investir na Petrobras como fizemos em 2010 na gigantesca capitalização para exploração do pré-sal, quando entramos com vultosos recursos financeiros e a União com reservas no pré-sal super avaliadas. Gentinha ignorante que despreza o investidor e o trata como especulador. Ficamos anos sem nada receber de dividendos e sua antiga politica pagava pouco mais que o mínimo de 25% do lucro. Quando havia. Quanta insanidade.
Quero saber da PETROBRÁS, é quem se responsabilizará pelos graves danos aos motores movidos a DÍESEL. agora com esse desonesto percentual de óleo de soja, com nome de biodíesel?? QUEM VAI PAGAR POR ISSO????
VICENTE, RESTA FAZER UELI.