Maioria dos brasileiros que perderam o emprego durante a pandemia acredita que a realocação no mercado de trabalho acontecerá ainda neste ano
Um levantamento da Go2Mob apontou que 61% dos brasileiros que perderam o emprego durante a pandemia estão otimistas com a retomada da economia brasileira. Esse grupo acredita que conseguirá uma realocação no mercado de trabalho ainda neste ano.
“Apesar das dificuldades, não são poucos aqueles que se sentem motivados a recuperar o tempo perdido. A maioria quer voltar a trabalhar o mais rápido possível”, aponta Alexandre Ribeiro, CEO da Go2Mob.
O período pós-confinamento também deve vir acompanhado de uma onda de empreendedorismo. De acordo com o estudo, 38% dos entrevistados afirmam já ter montado ou estar pensando em criar o próprio negócio.
Em relação aos hábitos de consumo, a pesquisa detectou novos comportamentos. Entre os entrevistados, 47% afirmam ter aumentado o volume de compras on-line durante a pandemia. Destes, 78% devem continuar comprando pela internet mesmo quando o comércio reabrir.
Contudo, isso não deve afetar o desempenho de estabelecimentos físicos. Com o fim do confinamento, os locais que os brasileiros mais desejam visitar são praias e parques (38%), shopping centers (36%), bares e restaurantes (27%), cinemas e teatros (22%) e casas noturnas (22%).
Leia mais: “Por onde virá a retomada”
Além disso, o estudo mostrou que os Estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e Santa Catarina mais Distrito Federal são os locais onde as pessoas estão mais esperançosas.