Prévia do PIB aponta recuo de 0,14% no 3º trimestre

Caso o resultado seja confirmado, seriam dois trimestres seguidos de retração, o que indicaria uma recessão técnica
-Publicidade-
Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é considerado a prévia do PIB brasileiro
Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é considerado a prévia do PIB brasileiro | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Dados divulgados nesta terça-feira, 16, pelo Banco Central (BC) mostram que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrou uma queda de 0,14% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses imediatamente anteriores.

Caso o resultado do indicador seja confirmado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela divulgação dos dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB), seriam dois trimestres consecutivos de retração econômica — o que indicaria uma recessão técnica, embora em porcentuais pequenos. No segundo trimestre de 2021, o recuo foi de 0,1%.

Como informado por Oeste, o Boletim Focus, divulgado hoje pelo BC, mostra a redução da estimativa de crescimento da economia do país em 2021 de 4,93% para 4,88%. Para o ano que vem, a projeção do mercado também caiu: de 1% para 0,93%.

-Publicidade-

Os dados do IBC-Br nem sempre ficam próximos dos resultados oficiais do PIB divulgados pelo IBGE. Os cálculos são feitos por meio de metodologias diferentes: o indicador do BC incorpora estimativas para agropecuária, indústria e setor de serviços, além dos impostos, mas não considera a demanda (dado incorporado no cálculo do PIB pelo IBGE).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.