Propostas para taxar grandes fortunas proliferam no Congresso

Das 36 apresentadas, 10 saíram de parlamentares do PT e 5 do PSDB.
-Publicidade-
Notas de Real
Foto: Joel Santana/Pixabay
Notas de Real Foto: Joel Santana/Pixabay | Notas de Real

De acordo com levantamento do Núcleo de Tributação do Centro de Regulação e Democracia do Insper, 13 foram apresentadas apenas em 2020

Notas de Real

-Publicidade-

Somente neste ano, congressistas apresentaram 13 projetos para instituir um imposto sobre grandes fortunas. Desde a Constituição de 1989, já foram apresentados 36 propostas sobre esse tema, de acordo com levantamento do Núcleo de Tributação do Centro de Regulação e Democracia do Insper.

Segundo o Núcleo, tempos de crise, como a que vivemos agora em razão do coronavírus, estão relacionados a um aumento do número de projetos apresentados com o objetivo de aumentar a tributação de grandes fortunas.

Das 36 apresentadas, 10 saíram de parlamentares do PT e 5 do PSDB. 31 propostas foram de deputados e 5 de senadores. Uma é originada do Poder Executivo.

O mapeamento foi realizado pelos pesquisadores Leonardo Alvim e Larissa Longo, supervisionados por Vanessa Rahal Canado.

Velho fetiche da esquerda brasileira, o imposto sobre grandes fortunas é de difícil controle e possui rendimento geralmente baixo. De acordo com dados da OCDE, em 1990, 12 países do bloco possuíam esse tipo de tributação, em 2017 apenas 4 países continuavam.

 

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. Se essa proposta for aprovada, só quero ver de quais grandes fortunas sairá esse dinheiro, de alguns políticos? ,de alguns membros do judiciário?, de alguns donos de jornais e televisões?, de alguns governadores que se diziam gestores e agora são políticos da pior espécie?, de empresários corruptos que gravitam em torno do poder ?, de ex-presidente que não têm dinheiro mas seus amigos de amigos têm no exterior?. Só quero ver,kkk!

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site