Quem foi Ludwig von Mises, o maior expoente da Escola Austríaca

Rodrigo Constantino explica, em artigo publicado na Edição 80 da Revista Oeste
-Publicidade-
Ludwig von Mises é o maior expoente da Escola Austríaca
Ludwig von Mises é o maior expoente da Escola Austríaca | Foto: Montagem/Divulgação

Em artigo publicado na Edição 80 da Revista Oeste, Rodrigo Constantino apresenta Ludwig von Mises, conhecido como “o último cavalheiro do liberalismo”. O economista foi o maior expoente da Escola Austríaca e era intransigente com qualquer tipo de intervencionismo estatal.

Leia um trecho

“Ludwig von Mises era filho de engenheiro ferroviário. Nascido em Lemberg, em 1881, à época território do Império Austro-Húngaro, sua família tinha origem judaica e título de nobreza, concedido pouco antes de seu nascimento pelo imperador Francisco José I. Entre 1909 e 1934, foi o principal conselheiro econômico do governo austríaco na Câmara de Comércio de Viena, onde afirmava que sua função era ‘dizer o que os políticos não poderiam fazer’. Nesse ínterim, também lecionou na Universidade de Viena.

-Publicidade-

Quando os nazistas avançavam pela França em 1940, Mises e sua esposa tiveram de fugir para os Estados Unidos. Sua casa em Viena foi saqueada pelos comandados de Adolf Hitler, que pilharam livros, documentos e seus ativos. O Reich Alemão o considerava ‘um arqui-inimigo do nacional-socialismo e de qualquer outro tipo de socialismo’. Após o final da guerra, descobriu-se que a Gestapo detinha 10 mil documentos de Mises, liberados apenas após o fim da União Soviética.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 80 da Revista Oeste vai além do artigo de Rodrigo Constantino. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Cristyan Costa e Paula Leal, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Ubiratan Jorge Iorio, Ana Paula Henkel, Dagomir Marquezi, Edilson Salgueiro e Afonso Marangoni.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.