Renda Brasil deve propor doação de recursos de empresas a famílias carentes 

A proposta foi enviada pelo Ministério da Cidadania ao Ministério da Economia e prevê a criação de um "Selo Cidadania"
-Publicidade-
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni | Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni | Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL | O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni | Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A proposta foi enviada pelo Ministério da Cidadania e prevê a criação de um “Selo Cidadania”

ministro da cidadania
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni | Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
-Publicidade-

Ainda sem definição, o novo programa Renda Brasil, substituto do Bolsa Família, quer permitir que empresas doem recursos a famílias carentes. A proposta foi enviada pelo Ministério da Cidadania ao Ministério da Economia em 13 de agosto, conforme informações do jornal O Estado de S. Paulo. A ideia é dar às empresas participantes um “Selo Cidadania” como reconhecimento, sem incentivo financeiro ou subsídio.

Segundo apurado pela reportagem, será utilizada inteligência artificial para permitir que a empresa escolha doar para famílias de determinado perfil ou localidade, mas sem revelar dados pessoais dos beneficiados.

Quatro eixos de atuação do Renda Brasil

A proposta do novo programa social do governo federal deverá ser dividida em quatro eixos: primeira infância, renda cidadã, prêmios por méritos e emancipação cidadã. É o que consta do documento do Ministério da Cidadania obtido pelo Estadão.

• Primeira infância: auxílio às famílias com crianças de 0 a 2 anos e o programa Criança Feliz, que apoia famílias com crianças de 0 a 6 anos.

Renda cidadã: contempla um benefício variável, como o Bolsa Família, que depende de fatores como educação ( incentivo de crianças à assiduidade escolar), saúde ( auxílio da gestação até os 7 anos) e um benefício à primeira infância.

• Prêmios por méritos: previsão de um bônus por desempenho escolar ou bom desempenho em esportes, além de um incentivo à iniciação científica.

Emancipação cidadã: criação da Carteira Verde e Amarela Digital ( com redução de custo de contratação para empresas), a capitalização ( contribuição particular do trabalhador para poupança ) e seguro-desemprego privado.

Entretanto, o texto do novo programa não detalha valores dos benefícios nem como seria o funcionamento de todas as propostas sociais. Na última quarta-feira, em evento realizado em Ipatinga, Minas Gerais, o presidente Jair Bolsonaro rejeitou a proposta apresentada pelo Ministério da Economia para a criação do programa Renda Brasil, que previa cortes em programas como o abono salarial.

O estica-e-puxa para fazer com que as despesas com o Renda Brasil não ultrapassem o teto de gastos, que tem sido uma âncora de confiança dos investidores neste momento de crise, será um desafio para a equipe econômica do ministro da Economia, Paulo Guedes. O Orçamento do programa é justamente o ponto mais sensível das negociações.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site