Senado aprova projeto que torna o Pronampe permanente

Programa oferece crédito para pequenos negócios e foi criado devido à pandemia
-Publicidade-
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, conduz sessão virtual
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, conduz sessão virtual | Foto: Pedro França/Agência Senado

Por unanimidade, o Senado aprovou um projeto de lei que transforma o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em política oficial de crédito de caráter permanente. Foram 73 votos a favor e nenhum contrário.

O Pronampe é um programa do governo federal destinado ao desenvolvimento e o fortalecimento de pequenos negócios e foi criado como sistema de crédito emergencial para o enfrentamento à pandemia.

-Publicidade-

Leia mais: “Com alta da gasolina, inflação alcança maior índice para fevereiro em 5 anos”

“Ao mesmo tempo, 90% das empresas do país são micro e pequenas empresas. Produzem 27% do PIB”, destacou a relatora do texto, senadora Kátia Abreu (MDB-TO), na sessão de quarta-feira 10.

Até agora, o programa já concedeu 516 mil operações de crédito, abrangendo mais de 440 mil empreendedores, e foram emprestados mais de R$ 37,5 bilhões.

Para os empréstimos já concedidos, o projeto prorroga por 180 dias o prazo de carência para pagamento das parcelas. A matéria vai agora para análise da Câmara dos Deputados.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.