-Publicidade-

Setor de máquinas e equipamentos cresce 18% em fevereiro

Nos primeiros dois meses de 2021 a alta ficou em 27,4% em relação ao primeiro bimestre do ano passado
Fábrica da WEG em Santa Catarina | Foto: Jonne Roriz/Estadão Conteúdo
Fábrica da WEG em Santa Catarina | Foto: Jonne Roriz/Estadão Conteúdo

O setor de máquinas e equipamentos registrou crescimento de 18% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2020, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) na quarta-feira 31. A receita total foi de R$ 13,8 bilhões no período.

Nos primeiros dois meses de 2021 a alta ficou em 27,4% em relação ao primeiro bimestre do ano passado. Para este ano, a previsão é de que o setor de bens de capital registre uma alta de 13%. Esse crescimento deve ser puxado, por setores de infraestrutura, especialmente construção de estradas.

Leia mais: “Após nove meses em alta, produção industrial cai 0,7% em fevereiro”

“Alguns meses crescendo mais outros menos, mas sempre crescendo”, destacou o presidente executivo da Abimaq, José Velloso, durante a apresentação dos dados. Velloso pondera, no entanto, que essa expansão acontece a partir de um patamar baixo. “Nós ainda estamos 22% abaixo do que era a média de 2010 a 2013″.

Entre os setores que estão aquecidos, Velloso também citou o de saneamento e energia. “O marco do saneamento é recente e a gente tem um otimismo muito grande no setor de saneamento”.

Emprego

O número de postos de trabalho na indústria de bens de capital cresceu 10,6% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, com 337,7 mil pessoas empregadas.

Exportação

As exportações de máquinas tiveram queda de 24,3% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2020, totalizando US$ 599,5 milhões. Para o presidente executivo da Abimaq, as vendas para o exterior estão prejudicadas pelo desarranjo provocado pela pandemia, que reduziu as rotas de comércio e tem dificultado até a distribuição de contêineres.

Com informações da Agência Brasil

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.