Taxa de inflação alcança nível recorde na Zona do Euro em março

Bloco registra alta de 7,5% e sofre com consequências do conflito entre Rússia e Ucrânia
-Publicidade-
Grupo enfrenta tendência de alta desde novembro do ano passado
Grupo enfrenta tendência de alta desde novembro do ano passado | Foto: Reprodução

A taxa de inflação da Zona do Euro alcançou um nível recorde em março, anunciou nesta sexta-feira, 1º, a Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia. Os países do bloco apresentaram alta de 7,5% no último mês.

Esta é a maior taxa de inflação registrada para os 19 países que adotaram a moeda única desde que a União Europeia começou a medir o índice em bloco, em janeiro de 1997. A Zona do Euro vinha de um patamar de 6% em fevereiro e enfrenta tendência de alta desde novembro do ano passado.

Segundo a Eurostat, a instabilidade econômica decorrente do conflito entre Rússia e Ucrânia é o principal motivo para a disparada da inflação. As oscilações nos preços do petróleo nas bolsas internacionais foram consideradas o fator preponderante para o recorde de março.

-Publicidade-

O setor de energia foi o que apresentou maior alta no mês, com quase 45%, seguido de alimentação, com 5%.

Dentro do bloco, a Lituânia é o país onde se registou a inflação mais elevada, com 15,5%, seguida de Estônia (15%), Holanda (12%) e a Letônia (11%).

Na outra ponta, Malta registrou o menor índice de inflação no mês, com 4,5%. Depois aparecem França (5%) e Portugal (5,5%).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Será que vão culpar o Bolsonaro por isso também? Cadê o nove dedos gritando com aquela voz que dá pesadelos de escutar cuspindo mentiras? Ou o marreco traíra dizendo que o poder do PR chegou lá no outro continente? Ele não andou pela Alemanha esses dias? O quê foi fazer lá? Encontrou com quem? 🤔 Só fazendo piada mesmo para aguentar, pior é que as piadas viram verdade nesse país 🤨

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.