Turismo no Nordeste ajuda na recuperação, avalia BC

A região tem a maior retomada do consumo de serviços em relação ao patamar pré-pandemia
-Publicidade-
No turismo, o Nordeste está apenas 0,4% abaixo do nível pré-pandemia
No turismo, o Nordeste está apenas 0,4% abaixo do nível pré-pandemia | Foto: Divulgação

O turismo no Nordeste ajudou a região a se recuperar mais rapidamente depois de meses de restrições provocadas pela pandemia de covid-19.

As informações constam em um estudo do Banco Central (BC), divulgado na terça-feira 23. Entre bens, serviços e turismo, a recuperação foi mais intensa no Nordeste entre as cinco regiões brasileiras.

Ainda de acordo com o levantamento do BC, “o Nordeste é a região com maior consumo do consumo de serviços às famílias em relação ao patamar pré-pandemia”.

-Publicidade-

Considerando a redução no número de beneficiários e no valor do auxílio emergencial, esse desempenho pode ter sido influenciado pela retomada do setor de turismo. O ritmo foi mais intenso que o observado nas outras regiões, aponta o relatório.

No turismo, o Nordeste está apenas 0,4% abaixo do nível pré-pandemia, enquanto o Sudeste ainda está 23,7% daquilo que era registrado antes das restrições.

Segundo o BC, a maior participação das atividades turísticas no emprego formal nessa região em comparação às demais torna a retomada do setor ainda mais relevante para a economia local.

“O total de pagamentos feitos ao setor hoteleiro através de cartões de crédito e débito, revela recuperação em todas as regiões e mais acelerada no Nordeste, que, desde junho, superou o patamar de 2019 em valores nominais”, revela o estudo.

A instituição destacou ainda que “o auxílio emergencial pode ter influenciado também no crescimento das compras de móveis e eletrodomésticos com maior ênfase no Nordeste do país”, acrescentou o documento.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.