Venda de automóveis financiados cresce quase 7% em 2021

Entre veículos novos e usados foram comercializadas quase 6 milhões de unidades no ano passado
-Publicidade-
Venda de automóveis financiados aumenta em 2021
Venda de automóveis financiados aumenta em 2021 | Foto: Divulgação/ Pixabay

A venda de automóveis financiados aumentou 6,8% no ano passado. Entre veículos novos e usados foram comercializadas quase 6 milhões de unidades em 2021 — 375 mil a mais do que em 2020 — de acordo com os dados da B3, divulgados nesta sexta-feira, 14.

A maior parte das vendas parceladas que ocorreram em 2021 corresponde à comercialização de veículos usados. Na comparação com 2020, houve aumento de quase 11%.

Na categoria de automóveis pesados (que pesam mais de 3,5 toneladas), como os caminhões e os ônibus, houve crescimento de 18% nas vendas financiadas. Os veículos leves (que pesam até 3,5 toneladas) com mais de 12 anos de uso, como por exemplo os carros e as caminhonetes, registraram aumento de 71,5%.

-Publicidade-

“Em 2020, os financiamentos de veículos sofreram uma queda brusca, devido à pandemia da covid-19 e, em 2021, vimos uma melhora neste cenário, principalmente no primeiro semestre”, disse Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3, em nota divulgada à imprensa.

A categoria de veículos novos foi a única que registrou queda nos financiamentos do ano passado — diminuição de 1,4%. Entre as unidades novas, os automóveis leves foram os que tiveram menor resultado: queda de 15%.

A região Sudeste do país foi responsável por quase metade dos financiamentos de veículos novos e usados. Os Estados do Sul ficaram com 21,5% da parcela das transações, já o Nordeste e o Centro-Oeste registraram, respectivamente, 17% e 10,5% das vendas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.