A General Mills, multinacional do setor de alimentos, anunciou o fechamento da maior fábrica da Yoki no Paraná, localizada em Cambará, e a transferência da linha de produção para Pouso Alegre, em Minas Gerais, no fim deste ano. O comunicado da empresa, sediada nos Estados Unidos, foi feito no último dia 9 à prefeitura do município paranaense, que ainda tenta convencer a multinacional a ficar em Cambará.
O encerramento das atividades da Yoki no munícipio de 26 mil habitantes atinge 750 vagas de empregos diretos e cerca de 300 postos de trabalhos indiretos. A perda de arrecadação com o fim do retorno do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), cobrado pelo estado, mas que tem percentual enviado aos municípios, é de R$ 6 milhões por ano, de acordo com a prefeitura.
Justificativa da Yoki para o fechamento da fábrica
De acordo com a General Mills, a multinacional “está promovendo ajustes em suas atividades para redução de complexidades em sua operação, visando oferecer melhor nível de serviço aos seus clientes e consumidores no Brasil”.
A secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio e Inovação de Cambará, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, disse que a prefeitura foi surpreendida com a notícia e que a empresa não teria sinalizado interesse da venda do local para concorrentes do setor alimentício.
A General Mills afirmou que vai buscar atenuar os impactos oferecendo verbas rescisórias legais; um pacote de desligamentos com bônus de salários; extensão de benefícios, como vale-alimentação e assistência médica, e que vai “ofertar diversas oportunidades” de transferência para funcionários que desejarem se mudar para Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais.
O “L”! O “L”! Rapidinho que passa.
A empresa não fechou. Só mudou para MG. Ações assim são comuns em multinacionais para garantir incentivos fiscais. Sao como Gafanhotos em lavoura. Mas como sempre o culpado o governo.
Empresas reduzindo custos, outras fugindo do PT, PC do B, PSB, PDT, PSOL.
Quem ainda tem dinheiro está investindo no Texas e em outros estados republicanos dos States of América
Já existia uma tendência das multinacionais saírem da América Latina. Agora com certeza se intensificará
Minas Gerais com seu governador Romeu Zema , trabalhando em silêncio, honestidade e cumplicidade com o contribuinte mineiro, tem despertado a atenção de grandes empresas para seu estado , Minas reelegeu seu governador em primeiro turno.
É Minas voltando aos trilhos do progresso e da prosperidade!!
Venha você também empresariado e trabalhadores para Minas Gerais !
Minas Gerais, construindo um futuro melhor !!
Começou o cai fora.
Faz o L
Sugestão para investir em países mais organizados e menos corruptos: Serra Leoa, Zimbábue, Iraque, Azerbaijão, Vietnã…. Não faltam melhores opções.