-Publicidade-

Porto Alegre: Problema com a Justiça Eleitoral faz candidato desistir da prefeitura

Decisão é tomada após candidato a vice ter candidatura impugnada
Capital gaúcha terá candidato inelegível na urna | Foto: Arquivo/PGR
Capital gaúcha terá candidato inelegível na urna | Foto: Arquivo/PGR | porto alegre - fortunati - candidatura

Decisão é tomada após candidato a vice ter candidatura impugnada

porto alegre - fortunati - candidatura
Capital gaúcha terá candidato inelegível na urna | Foto: Arquivo/PGR

A disputa pela prefeitura de Porto Alegre já tem uma definição antes mesmo da realização do primeiro turno. Nesta quarta-feira, 11, ficou confirmado que José Fortunati (PTB) não voltará a administrar a capital gaúcha. Ele abriu mão da campanha.

Leia mais: “Candidato desiste de disputar a prefeitura de São Paulo”

A decisão de Fortunati foi tomada depois de seu companheiro de chapa enfrentar problemas com a Justiça Eleitoral. Indicado a vice-prefeito na coligação liderada pelo petebista, Dr. André (Patriota) teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). O órgão garantiu que ele se filiou ao Patriota após o período permitido para concorrer às eleições de 2020.

“Uma decisão muito clara, dói no fundo do meu coração”

Com o aviso de que não recorrerá da impugnação de seu aliado, Fortunati confirmou a desistência da prefeitura. Em live, ele demonstrou tristeza com a situação. “É uma decisão muito clara, dói no fundo do meu coração, nós não vamos prosseguir nessa caminhada. Tenho que ter responsabilidade com Porto Alegre, e com o estado democrático de direito. Para que vocês possam ir às urnas no domingo e escolher o melhor candidato”, afirmou ele.

Para o partido de Fortunati, o “melhor candidato” está definido. Sem seu filiado na disputa, o PTB anunciou apoio à candidatura de Sebastião Melo (MDB). Assim, os dois retomam a aliança política. O emedebista foi o vice-prefeito de Porto Alegre durante a segunda gestão Fortunati (2013-2016).

josé fortunati - porto alegre - prefeito - vice-prefeito
José Fortunati (PTB) está fora da corrida pela prefeitura de Porto Alegre
Foto: Reprodução/Facebook

Ex-prefeito e ex-petista

Vice-prefeito de Porto Alegre eleito na chapa encabeçada pelo peemedebista José Fogaça em 2008, José Fortunati assumiu a prefeitura após o titular abandonar a cidade para se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul na eleição de 2010. Em 2012, Fortunati foi reeleito prefeito.

Na época em que atuou como vice e prefeito da capital gaúcha, Fortunati era filiado ao PDT. Depois de deixar o poder porto-alegrense, ele foi para o PSB. Desde o ano passado, entretanto, faz parte dos quadros de membros do PTB, legenda presidida nacionalmente por Roberto Jefferson.

Fortunati iniciou a carreira política como petista. Ele foi filiado ao PT de 1980 a 2002. Pelo Partido dos Trabalhadores, foi vereador de Porto Alegre, deputado estadual do Rio Grande do Sul, deputado federal e vice-prefeito (a primeira vez).

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês