-Publicidade-

Mais de mil cientistas chineses infiltrados fogem dos EUA

Em meio a investigações do FBI, pesquisadores que ocultaram relações com o Partido Comunista deixaram o território norte-americano durante o verão
| Foto: Reprodução/South China Post
| Foto: Reprodução/South China Post | | Foto: Reprodução/South China Post

Em meio a investigações do FBI, pesquisadores que ocultaram relações com o Partido Comunista deixaram o território norte-americano durante o verão

mais de mil cientistas
“Êxodo” ocorreu na esteira das prisões de seis cientistas chineses, em julho deste ano
Foto: Reprodução/South China Post

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou, na quarta-feira 2, que mais de mil pesquisadores chineses que esconderam relações com o Partido Comunista fugiram dos EUA durante o verão no país. O caso veio à tona depois de investigação feita pelo Federal Bureau of Investigation, o FBI. De acordo com técnicos do órgão, esses profissionais estavam a serviço da espionagem da ditadura do secretário-geral Xi Jinping. O “êxodo” dos profissionais ocorreu na esteira das prisões de seis cientistas chineses, em julho deste ano, acusados ​​de mentir em seus pedidos de visto sobre os laços que possuíam com o Exército de Libertação Popular chinês.

Esse grupo menor foi acusado de roubar propriedade intelectual norte-americana e aguarda julgamento. À época, um deles tentou refugiar-se no consulado da China em São Francisco, mas foi detido em seguida. Tão logo soube do ocorrido, o governo chinês determinou a seus diplomatas que alertassem os demais pesquisadores nos EUA sobre a investigação do FBI. Conforme noticiou o jornal The Washington Post, as orientações do Partido Comunista incluíram limpar dispositivos eletrônicos, excluir bate-papos em redes sociais e deixar o país. Atualmente, o FBI suspeita que a escala da atividade chinesa em território norte-americano é bem maior do que se pensava inicialmente.

Leia também: “Jornais brasileiros receberam patrocínio da ditadura chinesa”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês