-Publicidade-

Manifestantes invadem o Congresso dos Estados Unidos

Sessão que confirmaria resultado do Colégio Eleitoral foi suspensa
Congresso dos Estados Unidos foi invadido por manifestantes
Congresso dos Estados Unidos foi invadido por manifestantes | Foto: Reprodução/CNN Brasil

Confusão dentro e fora do plenário. Assim pode ser definido o que ocorre com o Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6, dia em que deveria ser confirmado o resultado do Colégio Eleitoral, no qual o democrata Joe Biden superou o republicano Donald Trump. No entanto, a sessão foi suspensa. Isso por causa de parlamentares e manifestantes presentes na capital Washington.

Leia mais: “4 tópicos defendidos pelo ‘novo’ Partido Democrata”

Num primeiro momento, a expectativa era a de que a sessão no Congresso apenas demorasse um pouco mais para ser concluída, pois um grupo composto por senadores e deputados do Partido Republicano contestou o resultado do Colégio Eleitoral do Alabama — primeiro Estado norte-americano que teria selado o resultado final da disputa presidencial realizada em novembro.

Posteriormente, a confusão deixou a discussão entre parlamentares. Então do lado de fora do capitólio, centenas de manifestantes romperam a grade de proteção e invadiram a sede do Poder Legislativo dos Estados Unidos. Informações de veículos de comunicação norte-americanos dão conta de que, com a invasão, congressistas começaram a deixar o local. Imagens mostram policiais armados diante de manifestantes nas escadarias do capitólio. Alguns dos invasores carregam bandeiras em prol de Trump.

Assunto mundial

Para além de Washington, a invasão do Congresso dos Estados Unidos ganhou o mundo. Tornou-se notícia e passou a movimentar as redes sociais. Pelo Twitter, por exemplo, o termo capitol aparece na lista de assuntos mais comentados entre internautas de todo o planeta. Pela plataforma, usuários divulgam fotos e vídeos da invasão.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês