EUA querem que Israel corte laços com a China - Revista Oeste

Em 19 Maio 2020, 16:43

EUA querem que Israel corte laços com a China

19 Maio 2020, 16:43

Mike Pompeo afirmou que essa é a política desejada por seu país para os aliados dos norte-americanos e que “considera a medida uma prioridade”

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, com Benjamin Netanyahu

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, com Benjamin Netanyahu
Foto: Divulgação/Embaixada dos EUA

Os Estados Unidos estão exercendo pressão para que seus principais aliados, inclusive Israel, cortem laços com os chineses em áreas sensíveis, como a de tecnologia e defesa.

Essa demanda está sendo passada para o governo israelense pelo embaixador norte-americano em Jerusalém, o diplomata David  Friedman, e pelo Departamento de Estado dos EUA, que busca estabelecer um processo de investimentos estrangeiros com o objetivo de reduzir a influência chinesa, informa o jornal The Jerusalem Post.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou que essa política não é exclusiva para Israel. “Estamos tendo conversas similares com [todos os] nossos aliados e parceiros”, disse ele.

Pompeo ainda afirmou que Israel deve preparar-se para reduzir os laços com a China de forma concreta. “Não é hora de uma mudança leve. Os Estados Unidos consideram a medida uma prioridade”, concluiu.

A China é o terceiro maior parceiro comercial dos israelenses. O comércio entre as duas nações cresceu 402% nos últimos dez anos, alcançando US$ 14 bilhões em 2018, o último ano com dados disponíveis.

 

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 Comentário

  1. A China é uma ditadura, só isso deveria mobilizar a comunidade internacional. O vírus e mais um preocupante elemento que o gigante asiático deve ser responsabilizado. Desaparecimento de jornalistas e cientistas relacionados com.o vírus fala bem como agem ditaduras.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias