Centro de Operações para Eleições: Facebook anuncia ação

Edição da semana

Em 1 out 2020, 15:24

Facebook cria Centro de Operações para Eleições no Brasil

1 out 2020, 15:24

Empresa afirma que deseja combater riscos à integridade do pleito eleitoral deste ano

Centro de Operações para Eleições - Facebook - Brasil

Foto: Divulgação/Facebook

Responsável por controlar as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, a companhia do norte-americano Mark Zuckerberg promete agir em relação ao processo eleitoral brasileiro deste ano. Nesta quinta-feira, 1º, a empresa anunciou que criou seu Centro de Operações para Eleições. A ideia é acompanhar o pleito municipal 2020 que ocorrerá em novembro país afora.

Leia mais: “Eleitor poderá justificar ausência nas eleições pelo aplicativo do TSE”

De acordo com a equipe de comunicação do gigante de tecnologia, o centro — que funcionará de modo virtual — surge com o objetivo principal de “acelerar o tempo de resposta da empresa a conteúdos que possam representar ameaça à integridade das eleições municipais”. Para isso, o Facebook contará com colaboradores espalhados no Brasil e em outros países. A equipe terá a responsabilidade de analisar em tempo real a exclusão de materiais que violem as políticas de uso das três plataformas mantidas pelo grupo.

“Temos ampliado o uso da tecnologia para detectar comportamentos abusivos”

Por meio de sua página online destinada à imprensa, o Facebook informa que o trabalho em relação ao processo eleitoral vai para além do Brasil. “Desde 2017, mais de 200 eleições aconteceram pelo mundo e pudemos desenvolver produtos novos e políticas mais fortes que nos ajudaram a nos preparar para este ano. As equipes trabalhando para proteger a integridade de nossos serviços triplicou desde 2016, para mais de 35 mil pessoas”, garante. Por fim, a empresa destaca que segue na luta para eliminar perfis fakes da rede. “Além disso, temos ampliado o uso da tecnologia para detectar comportamentos abusivos: com auxílio de inteligência artificial identificamos e removemos 99,7% das contas falsas no Facebook antes que elas sejam denunciadas.”

Parceria com o TSE

O trabalho do Facebook em relação ao pleito 2020 no Brasil não se limita ao anunciado Centro de Operações para Eleições. A companhia internacional será parceira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater a divulgação de desinformações na internet. “Agradeço o espírito de cooperação e enfatizo a importância dessa parceria para o TSE, para a democracia brasileira e para o país de uma maneira geral”, disse o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, conforme Oeste registrou.

Eleições 2020: Confira as últimas notícias de Oeste sobre o assunto

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 Comentário

  1. Parceria com TSE… Parceria com Barroso… Diga – me com quem andas mmmmmmm… Negócio é mudar mesmo para o PARLER.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

Vacinação sem vacina

Falar em obrigar a população inteira a se vacinar — com uma vacina que não existe — significa o quê? Um negócio da China?

Supremas diferenças

Ao compararmos o STF à Suprema Corte dos Estados Unidos, o choque é violento

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

Ciência, que é bom, nada

Ciência, que é bom, nada

"Desde o começo da epidemia a discussão vem sendo assim: política em primeiro lugar", afirma J.R. Guzzo...

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês