Fachin confessa que gostaria que Lula tivesse concorrido em 2018

Edição da semana

Em Em 17 ago 2020, 14:00

Fachin confessa que gostaria que Lula tivesse concorrido em 2018

17 ago 2020, 14:00

“Teria feito bem à democracia brasileira”, afirmou o ministro do STF durante transmissão na internet

fachin

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin
Foto: NELSON JÚNIOR/AGÊNCIA BRASIL

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin afirmou nesta segunda-feira, 17, que a candidatura de Lula em 2018 “teria feito bem à democracia”. O juiz foi indicado ao Supremo pela ex-presidente Dilma Rousseff. “O tempo mostrou que teria feito bem à democracia brasileira se a tese que sustentei no TSE tivesse prosperado na Justiça Eleitoral. Fazer fortalecer no Estado democrático o império da lei igual para todos é imprescindível. Especialmente para não tolher direitos políticos.” Foi o que observou o magistrado durante a abertura do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.

Leia também: “STF fecha com a esquerda e decide limitar poder da Abin”

Em 2018, Fachin foi voto vencido no julgamento do STF que decidiu por 6 votos a 1 impedir a candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa. “No julgamento em que esteve em pauta a candidatura do ex-presidente Lula, fiquei vencido. Contudo, mantenho a convicção de que não há democracia sem ruído”, disse. Além disso, o ministro comparou a atual situação política do Brasil com o governo fascista de Benito Mussolini, conforme noticiou o jornal Valor Econômico. “Atentemos para aqueles que consideram os princípios constitucionais um estorvo”, concluiu o ministro do STF.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

52 Comentários

  1. Sujeito desqualificado!!!!

    Responder
    • É incrível a desonestidade dessas pessoas que vivem clamando por democracia mas que não toleram o contraditório, são adeptas de um pensamento único, de um partido único, ou melhor, como víamos até algum tempo atrás, uma pseudo oposição na qual o principal partido de oposição era também da mesma ideologia. Isso para elas é democracia? Isso sim não é fascismo? Quanta desonestidade… São cegas e guias de cegas!

      Responder
    • Bandido tem ficar na CADEIA###

      Responder
      • ‪Absurdo um Juiz do STF dizer uma barbaridade dessas! Quando a gente vê isso, ficamos decepcionados. E perguntamos pra nós mesmos: o que está acontecendo? Meu Deus ! Um bandido esse Lula ! Tinha que continuar na cadeia! #fachinvergonhanacional

        Responder
    • Definitivamente os ministros do STF perderam a noção. Essa posição do ministro é um desrespeito para com o povo que democratimente elegeu Jair Bolsonaro.
      Ao mesmo tempo é um descaramento querer escolher quem vai governar o país. E ainda chama isso de democracia. É um idoso que pelo tempo de vida deveria ficar vermelho pelo que disse.

      Responder
      • Será que esse ministro sabe o que é democracia?
        Por dúvida , recomendo ler um dicionário. Posso adiantar que democracia não é anarquia, desrespeito,
        dar palpite em assuntos de outra alçada.

        Responder
  2. ainda quero ver uma intervençao nessa pouca vergonha que virou nossa maior corte que nao passa hoje de um partido politico e com forte laços com a maior orcrim dessa pais chamado PT pq o pt nunca foi um partido politico

    Responder
    • Democracia pré supõe honestidade. LULA NÃO PASSA DE UM BANDIDO QUE DEVERIA ESTAR NA CADEIA .PONTO!!

      Responder
      • O pode se esperar de um membro ligado ao STF Sistema de Tolerância à Falcatruas! Os iguais se unem e se defendem..
        É uma vergonha pra toda a Nação brasileira que vive sob o julgo destes Bandidos de Toga!
        #FORATOGADOS!
        #ForaSTF

        Responder
    • Lamentável demais! A “justiça ” no Brasil não é cega, os brasileiros é que são os cegos!

      Responder
    • Agora deixe eu adivinhar quem ele queria na presidência!
      Esses caras são políticos, totalmente parciais!

      Responder
      • Tome vergonha ministro, o que impediu o larápio de disputar a eleição foi a lei, se o fato de ele ser corrupto condenado e 2 instâncias na época depois foi em terceiro e estar cumprindo até pena na época da eleição o que enquadravam ele na lei da ficha limpa não ser suficiente para vc mostra o quão fora da realidade vc esta, seja honesto e honre o cargo que ocupa. Ministro do STF defendendo que bandido tenha os mesmos direto de cidadão honesto e vergonhoso.

        Responder
  3. Um ministro do STF fazendo comentários desta magnitude e comparação, merece um processo de Impedimento URGENTE!

    Responder
    • Tem que ter o impedimento dos 11 togados do STF dudo e farinha do mesmo saco pra eles nao tem outra saida se nao derubar o presidente para eles se livrarem da cadeia isso ta escrito na cabeça de cada brasileiro ja

      Responder
  4. O Tico-tico lá, o Tico-tico cá, o Tico-tico quer roubar o meu fubá! Falou a Carmen Miranda!

    Responder
    • Gostaria de saber o que o Ministro estava pensando quando disse: “Fazer fortalecer no Estado democrático o império da lei igual para todos é imprescindível”. Pelo que me lembro, candidato sem ficha limpa não poderia se candidatar. Também me lembro que existia prisão em segunda instância para todos. Hoje, o pobre fica preso, e o milionário político ladrão sai da cadeia, por um entendimento que foi mudado a toque de caixa somente para um cidadão (quer dizer bandido).
      Hoje, vejo que estávamos imaginando corretamente que o STF estava tentando criar subterfúgios para soltar bandido…. O STF TODO se mobilizou para soltar UM BANDIDO, mudando o entendimento da lei. Atropelou outros processos, adiantou os expedientes, ficaram até altas horas para soltar BANDIDO. E, sendo isto a realidade, por consequência, não há outra conclusão: O STF está mobilizado em fazer de tudo para não prosperar o atual governo. Só pensam nisso, não fazem mais nada, estão focados neste objetivo. A Lei parece não existir para o STF. Falam em democracia, não respeitando a própria, caso as coisa não sejam como esperado por eles. O STF é um departamento jurídico a serviço de políticos bandidos. A conclusão é óbvia….Esse negócio de fascismo é para enganar a população, porque os verdadeiros fascistas fazem o que eles fizeram e continuam fazendo. Abram os olhos! E que Deus me ajude para não ser mais um perseguido e silenciado por eles, por pensar baseado nos indícios, que parecem que, na realidade, são fatos.

      Responder
  5. Isto é um ministro do STF, a mais alta corte de justiça, que não respeita as decisões da própria justiça, pois condenado em duas instâncias, e um pseudo jurista vem dizer que faz mal para a democracia um ladrão julgado e condenado não concorrer ao mais alto cargo do país. Simplesmente ridículo, sem nenhuma condição de estar no atual cargo. Impeachment é absolutamente necessário para começar a por ordem jurídica e moral neste país. Será que este senhor sabe o que é moral?

    Responder
    • Fachin: um incapaz, indigno no cargo. Não passa de um militante corrupto esquerdista, e neturalmente sem caráter.
      Absurdo maior que a fala desse canalha é o Senado covarde…isso é questão pra remover esse bandido do STF.

      Responder
  6. É uma vergonha e quem tem competência para “processar e julgar” o STF, não faz absolutamente nada.

    Responder
  7. Não sei de que maneira, mas já passou da hora de desmontar esse bando de juízes partidários de esquerda em plena Suprema Corte Federal. Esses servidores públicos estão brincando com fogo e isso não é nada bom.

    Responder
  8. Meu Deus! Fui traído por tantos anos acreditando no PT. Me achava, demasiadamente um burro. Mas, vendo hoje um togado defender o maior traidor da nação, vejo que minha burrice é menos qualificada que a deste ministro. Esquerdista declarado este Fachin.

    Responder
  9. Uma fala dessa não é suficiente para o excelentíssimo ministro ser impedido/suspeito para julgar qualquer ação do Sr 9 dedos? Ou para julgar o presidente da República,já que ele tem mais apreço pelo lado da oposição?!

    Responder
  10. ” Fazer fortalecer no Estado democrático o império da lei igual para todos é imprescindível”. Parece brincadeira. Sr Ministro, que vergonha!!! Como o Senhor fala isso e faz coisas totalmente diferentes? Nunca!! eu disse NUNCA MAIS! Esse governo corrupto que o indicou para Ministro do STF voltará ao poder. O povo esta cansado de tanta picaretagem.

    Responder
    • Os ministros do STF, estão com saudades da corrupção glamorosa, que os jornalistas da Globo defendem.
      Por isso defendem a volta do Lula ladrão, afinal ele é o glamour da bandidagem, o maior ladrão de todos os tempos, o maior corrupto do planeta Terra.
      Só assim o Brasil vai voltar a ter prestígio internacional, como o maior Estado Criminoso.

      Responder
  11. O que realmente faz bem à democracia é prender bandidos e mantê-los presos, outra coisa que fará enorme bem à democracia brasileira será esse ministro e seus colegas da suprema corte renunciarem aos seus respectivos cargos. Se querem fazer ativismo político, que abdiquem de seus cargos.

    Responder
  12. Misericórdia, eu não li essa aberração do Facchin.

    Responder
  13. O anel dessa bicha velha já passou da hora de fazer uma retífica para voltar à bitola original que o Mollusco de Garanhúns já estava acostumado a se servir. Se liga Carmen Miranda!

    Responder
  14. Pois é Fachin, lembra do seriado Ilha da Fantasia? Então o ” Mr. Roarke e o Tattoo estão esperando esse presidiário…heheheheh…lá tudo é possível!
    Mas, falando sério, esse marginal (o maior ladrão da história desse país e traidor da Pátria) se tornou “ficha suja”, espero que nunca mais seja candidato a cargo público no Brasil.

    Responder
  15. Pior, dois DILMISTAS ferrenhos, Fachin e Barroso estão no TSE. Vamos ver como se comportam no assunto “chapa Bolsonaro/Mourão”. É muito difícil interpreta-los, afinal Fachin homologou aquela forjada e fajuta delação premiadíssima do Joesley com direito a sair do pais com todos os pertences, e que até envolveu procurador Marcelo Miller, assessor do Janot e consultor do Joesley. Alguém sabe o que aconteceu com esse moço?.
    E Barroso foi aquele que tentou dificultar o impeachment da Dilma, impondo que também o Senado autorizasse a abertura do processo. Perdeu, porque também o Senado autorizou. Importante salientar que ambos votaram pela inconstitucionalidade do VOTO IMPRESSO, acoplado na urna eletrônica. O argumento é que o voto é secreto e poderia ser violado. Como assim, se o voto impresso é blindado, e se presta para AUDITAR por amostragem urnas sorteadas, bem como se necessário fazer uma contagem geral, comparativa com a apuração eletrônica. Não entendo como viram inconstitucionalidade, que, vale dizer, Gilmar Mendes e Toffoli não viram. Penso que sera muito útil para qualquer dos candidatos a implantação (esta na Lei) do voto impresso em 2022.

    Responder
  16. NÃO ACREDITO!!!
    A que ponto chegou esse Senado Federal? Corja de filhos da p*** que mereceram nossos votos. NENHUMA MANIFESTAÇÃO? Agora só falta o comando do PCC entrar na minha casa e dormir com a minha filha de 10 anos caralho.
    Onde estamos? Ou é sacanagem da única Revista a qual acredito? Até vocês Oeste? Não têm vergonha de decretar que voto aquí nesse bacanal não vale PORRA ALGUMA?
    Chega. Cadê o chefe das FFAA? Acabem com esse congresso de m****.
    Somente a prisão em segunda instância e o fim do foro privilegiado reconduzem o país a um mínimo de seriedade. É iminente a prestação de contas com o Congresso, pela PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E FIM DO FORO PRIVILEGIADO. ÀS RUAS POVO BRASILEIRO DE BEM.
    Depois desta até os petralhas arredarão pé e quereirão mudanças. Precisam ter um mínimo de vergonha nessa cara suja.

    Responder
  17. Esses caras não têm honra a defender, em qualquer instância, principalmente em família. E nos impõe esses comentários com “vaselina”.
    Que os deuses que nos protejem estejam preparando alguma coisa em contrapartida, que os façam entender que o respeito e limite já foram ultrapassados.
    NÃO PRECISAMOS DE STF COM OS ISENTÕES QUE LÁ ESTÃO.

    Responder
  18. Concordo com esse lambedor das botas lullopetistas num ponto, pois não há democracia sem ruído. Apenas, ele deve saber que o CRIME não é um ruído da DEMOCRACIA, é uma agressão a ela, e o lullopetismo liderado por Lulla, cometeu uma afronta inominável, irretorquível, desumana e cruel contra a liberdade dos povos, daqui e de outras nações, quando saqueou o dinheiro destinado à vida dos brasileiros e quando consolidou o poder dos ditadores assassinos pelo mundo, destinando-lhes muito dinheiro para que continuassem a matar seus povos. Então, se esse ser vil, com nome de Fachin, define tudo como “ruído da democracia” a ação criminosa ocorrida, ele se define como servil ao crime. Jamais esse advogado poderia ser JUIZ de uma Suprema Corte, pois nada sabe de julgamento e sim de ideologismo, de partidarismo e de desumanismo.

    Responder
  19. Não tem nenhuma pessoa decente entre os 11. Uma suprema corte que é lamentável vergonha.

    Responder
  20. Para a sobrevivencia de um pais verdadeiramente democratico, a atitude e manifestação publica deste sr., deverá ser repudiada por todos. Para ele, como premio-CASTICO: só mesmo APOSENTADORIA ANTECIPADA. Se o Brasil, vai ter que pagar( por força de lei) pra o sujeito não “FAZER NADA”, é até melhor pagar para o mesmo ” NADA FAZER.” Apesar do tempo, o Brasil ainda sairá ganhado. Mesmo sendo novo no time, já mostou sua cara). Lembrando que liberdade de expressão, náo é injuria nem difamação, mas sim, um direito do cidadão

    Responder
  21. Esse ministro é uma vergonha! Um lixo humano!

    Responder
  22. O comunista mais hipócrita falando em democracia é piada… A democracia para esses que chafurdam no dinheiro público é o oposto do que o POVO entende como DEMOCRACIA!!!

    Responder
  23. Lula e Dilma são os responsáveis pelo pior STF de todos os tempos, com uma ajudazinha de Collor, Sarney e FHC. Incompetência e má fé por muitos e muitos anos…
    Fachin pede pra sair….

    Responder
  24. É impressionante como os caros magistrados que estudaram e fizeram carreira e formação dentro do direito, possam enxergar as situações expostas no país com tamanha clareza de forma pessoal e intransferível. O que faz bem a democracia é ter candidatos honestos e que trarão idéias para fazer do Brasil uma nação cada vez mais depurada de acharcadores e aproveitadores.
    Lamentável ver o show de horror que permeia o judiciário brasileiro. Já já vergonha será um termo gentil a ser utilizado palos brasileiros quando se referir a corte.

    Responder
  25. Meldels

    Responder
  26. esse vírus malvado da Pandemia da Vigarice não provoca estragos apenas no sistema respiratório das pessoas; provoca estragos no cérebro também – minha nossa senhora dos cachorrinhos pretos, como é que pode um Ministro do STF falar uma aberração dessa – até quando vamos ter que aturar ministros do STF falando e fazendo besteira?

    Responder
  27. O STF DEVERIA TER UM JUIZ DA JUSTIÇA MILITAR , UM MEMBRO DO LEGISLATIVO( ADVOGADO) , UM JUIZ CONCURSADO E OITO JUIZES VOTADOS EM VOTO SECRETO PELO CONGRESSO. MANDATOS DE TRES LEGISLATURAS NO MAXIMO SEM DIREITO A REELEIÇÃO.

    Responder
  28. Meu Deus…

    Responder
  29. Ai de alguém que não seja de esquerda que alegasse serem os esquerdopatas fascitas (comunista é a mesma coisa)…

    Responder
    • Virou descaramento!
      O STF não esconde mais que além de atuar como um partido político, não raro funciona também como um escritório de advocacia.
      A Constituição virou um mero detalhe, quase sempre sem a menor relevância. Os onze membros são os mestres da inovação legal!

      Responder
  30. Inacreditável! A declaração em si já é um disparate. Vindo de um ministro do stf, é um espanto. Isso dá bem a medida da falta de noção dessa gente. Eles estão em outro dimensão.

    Responder
  31. É impressionante como, para alguns ministros do STF, a lei é só um detalhe. Não fazem a menor ideia do que é ser “guardião da constituição”.

    Responder
  32. Essa é prova de que o supremo não está nem ai para as leis brasileiras, esse sujeito esquece que existe uma tal de ficha limpa, e o que esperar de um cara que fez abertamente, campanha para uma anta. Alvaro Dias tem muita culpa no cartório, não pode ser esquecida, sua luta pela nomeação dessa coisa.

    Responder
  33. Fachin, você é o estorvo!

    Responder
  34. Essa gangue tem que ser desmantelada.

    Responder
  35. Perderam a vergonha, o pudor, algo aconteceu nessa quarentena, agua que bebem, muito alcool, fumando baseados demais? Perderam o respeito , estão jogando o nome do Supremo na lata do lixo.

    Responder
  36. Esse mentecapto e metido a esperto, Fachin, ex-advogado do MST, faz parte da “troupe” do STF, que pretende, entre outras bandalheiras, declarar inconstitucional a “lei da ficha limpa” e permitir que o Lula concorra à eleição.

    Responder
  37. Eh só pintar e cortar o bigodinho , fica a cara do Hitler. ” Her Fachin.”

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

O império dos sem-voto

Há cada vez mais pessoas que nunca receberam um único voto na vida, e não têm mandato nenhum, dizendo o que o cidadão deve ou não deve fazer

O mal de roupa nova

O Partido Democrata não esconde as intenções: quer mais coletivismo, menos autonomia dos Estados, maior controle exercido pelo Executivo central e intervenção na economia

A nova Torre de Babel

Ao contrário do mito bíblico, a torre atual está sendo edificada com base na confusão proposital das palavras por indivíduos desprovidos de inteligência e coragem

Segundo turno nupcial

“Ué, você tá torcendo pra mim?” / “Não sei. Estou indeciso”

A imprensa morre no escuro

A atividade que já foi chamada de “quarto poder” escorrega perigosamente para a irrelevância

O resgate de Tocqueville

O desprezo pelo cristianismo, tão comum em meios “progressistas”, representa um perigoso afastamento dos pilares norte-americanos

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

É o “mecanismo”

É o “mecanismo”

A 3ª maior doadora da campanha paulistana do PSOL é uma herdeira da empreiteira de obras públicas Andrade Gutierrez...

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês