Felipe Neto: PL das Fake News pode instaurar o 'caos digital'

Edição da semana

Em 8 ago 2020, 18:01

Felipe Neto: PL das Fake News pode instaurar o ‘caos digital’

8 ago 2020, 18:01

Youtuber criticou o PL das Fake News que está em tramitação na Câmara dos Deputados

PL das Fake News - jornal nacional - vítima - ataques - fake news

Felipe Neto em entrevista ao Jornal Nacional | Foto: REPRODUÇÃO/REDE GLOBO

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o influenciador digital de esquerda Felipe Neto criticou o PL das Fake News que está em tramitação na Câmara dos Deputados. A principal falha do projeto, de acordo com o youtuber, é a tentativa de se rastrear o usuário comum nas redes sociais.

Para ele, contudo, a iniciativa dos parlamentares pode instaurar o que ele classificou de “caos digital”. “O projeto, como está, é uma bomba que poderá instaurar o caos no ambiente digital. Foi criado sem considerar o que dizem os especialistas. É um absurdo pensar que podemos legislar sobre um tema tão sensível quanto a desinformação em apenas dois meses”, defendeu o youtuber.

Revista Oeste: Os progressistas e a marcha da insensatez

Neto foi convidado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que ele possa dar contribuições ao Projeto de Lei. Entretanto, o convite de Maia resultou em várias críticas dos deputados bolsonaristas e de membros do Governo Federal. “É preciso pisar no freio e recomeçar. Foi isso que levei para o Rodrigo [Maia]. Senadores e deputados colocaram na cabeça que é possível acabar com o anonimato na internet e rastrear mensagens até chegar a seus autores. Não é. É preciso eliminar essa ideia vigilantista e punitivista”, afirmou Neto.

Nas últimas semanas, Neto tornou-se uma espécie de símbolo da esquerda ao tornar-se antagonista do presidente Jair Bolsonaro. Um detalhe: integrantes de partidos como o PT e o PCdoB eram ferrenhos críticos do trabalho de Neto quando ele denunciava nas redes os malfeitos do ex-presidente Lula.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

9 Comentários

  1. Um flash de sensatez.

    Responder
  2. E agora , o que o Maia faz com o convite que dirigiu ao youtuber ?

    Responder
  3. E não é que o moleque resolveu raciocinar?
    O tiro do Botafogo saiu pela culatra.

    Responder
    • Quem mandou o foca dizer isso e para que?

      Responder
  4. Mudou muito. Bateu o desespero.

    Responder
  5. ele tem razão… vai que descobrem que crianças adulteram dado da idade para poderem assistir o que só deveria ser assistido por adultos… seria horrível, não acham? foi bem colocado por ele… não acham?

    Responder
  6. Minha sugestão à Oeste: não gastem seu precioso tempo e espaço com esse energúmeno de segunda(ou terceira) categoria.É isso.Quanto mais holofote se joga sobre ele ,mais ele se projeta. Esse é o projeto pessoal dele que não podemos adensar.

    Responder
  7. só tava levando na cabeça e resolveu mudar o discurso. apesar de de coerente o comentário, não me parece que tenha sido algo que ele mesmo desenvolveu… pelo histórico oportunista, isso me parece mais uma jogada de marketing

    Responder
  8. O youtuberzinho não tem relevância nenhuma no debate nacional, mas dia sim e dia também sai em publicações conservadoras. Dar espaço a este sujeito, por qualquer que seja o motivo , inclusive para criticá-lo, só da a ele uma áurea de legitimidade que ele não merece. Ele merece desprezo e ser ignorado. Se é por conta dos milhões de seguidores, publiquem sobre a Galinha Pintadinha que tem 20 x mais seguidores e mais capacidade intelectual que ele. Até quando o conservadorismo vai propagandear gratuitamente a lata de lixo progressista?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

Supremas safadezas

Como os ministros do Pretório Excelso, o promotor da minha infância se julgava onipresente, onisciente e onipotente

A Suprema Corte e o abuso do poder

Quando juízes se tornam “superlegisladores”, as instituições se fragilizam e a sociedade perde a fé no sistema democrático

David Hume cancelado

Está em curso uma espécie de eugenia intelectual que conta com a simpatia ou covardia de reitores e professores de prestigiadas universidades internacionais

Vacina contra ditadura

Na ONU, Trump fez o que todo mundo com juízo deveria ter feito — e não fez, sabe-se lá por que mistério das escrituras empáticas

Alerta: pesquisas à vista!

Por que as sondagens eleitorais erram tanto, como isso distorce o processo democrático e o que se pode fazer

E chegamos à era dos ciborgues

Teremos nosso potencial mental multiplicado e nossas ações serão, literalmente, rápidas como o pensamento. O que faremos com esse novo poder?

Os intelectuais e a sociedade

Intelectuais ignoram que há mais sabedoria na população em geral do que num indivíduo qualquer, por mais inteligente que ele seja

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma guerra civil nos EUA?

A mídia recusa-se a noticiar o que é evidente aos olhos de seus espectadores, e intelectuais argumentam que “saques e protestos violentos são vivenciados como eventos alegres e libertadores”

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Revista Oeste — Edição 27 — 25/09/2020

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês