Ficha suja: Lista conta com mais de 7 mil políticos - Revista Oeste

Edição da semana

Em 14 set 2020, 19:48

Fichas-sujas: Lista conta com mais de 7 mil políticos

14 set 2020, 19:48

Tribunal de Contas da União avisa que quem estiver na lista não poderá se candidatar neste ano

lista - ficha suja - tcu - tse

Foto: REPRODUÇÃO/PRAGMATISMO POLÍTICO

Mais de 7 mil políticos espalhados Brasil afora são considerados fichas-sujas e, assim, não poderão lançar candidatura nas eleições deste ano. É o que afirma o Tribunal de Contas da União (TCU), que nesta segunda-feira, 14, entregou lista de inelegíveis à Justiça Eleitoral.

Leia mais: “Lula é novamente denunciado pela Lava Jato”

A lista dos gestores públicos com ficha suja se baseou em quem teve conta rejeitada e não pode mais recorrer da decisão. Conforme consta na Lei de Inelegibilidade, mais conhecida como a Lei da Ficha Limpa, o político que tem a conta de sua administração rejeitada fica proibido de se candidatar a qualquer cargo público por oito anos.

De acordo com o presidente do TCU, José Múcio Monteiro, o envio da lista para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é obrigação legal. “Não poderíamos dizer que aqui se encontram pessoas que desviaram dinheiro, se locupletaram, se aproveitaram, se serviram do dinheiro público. Aqui existem também os desinformados, aqueles que não prestaram contas”, disse, segundo informa a Agência Brasil.

A lista com os mais de 7 mil políticos de ficha suja não foi divulgada pelo TCU nem pelo TSE.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

9 Comentários

  1. No Brasil da impunidade, tenho sérias dúvidas de que haja político ficha limpa. “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão.”

    Responder
    • Como pode um país onde prisioneiro critica presidente da República, é claro, sabemos que a inveja traz destruição e, até suicídio, o lula deveria se colocar no lugar dele, de derrotado!

      Responder
    • Mas o STF não aprovou a liberação dos Fichas Sujas de disputar as eleições ????

      Responder
  2. Vamos acessar a lista?

    Responder
  3. Boa tarde essa lista tem rodar para as pessoas de bem não votarem em ladrão corruptos começando por quem liberou os fichas sujas os honesto limpo deveria processar quem liberou,e simplesmente um mal caráter e sabe o mal que esta fazendo para sossiedade ele Barroso e um criminoso junto com seu quartel de vagabundos ficha suja. Cabe o leitor estudar e procura os fichas sujas para não votarem.

    Responder
  4. as listas devem ser publicadas em todos os órgãos de comunicação, inclusive, pelas redes sociais!

    Responder
  5. É imperioso termos acesso a está lista. Não devemos nos omitir nessas eleições em fazer uma faxina geral, começando com vereadores e prefeitos, que não primem pela ética e respeito pela coisa pública. Sei que se usarmos uma lupa, não fica ninguém. Vamos começar com uma peneira grossa e dar um grande recado aos futuros candidatos….

    Responder
  6. Talvez o povo tenha acesso a essa lista se recorrer a Lei de Acesso a Informação. A partir do momento em que o ente público recebi o pedido tem 20 dias (prorrogáveis por mais 10 dias) para repassar a informação. Porém existem alguns critérios a cumprir caso queiram a informação. Acredito que essa tarefa seria melhor executada por advogado.

    Responder
    • Onde lê-se “o ente público recebi” leia-se “o ente público recebe”.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

O crime acima de todos

Não é que as instituições estejam funcionando mal, ou passando por alguma anomalia — ao contrário, elas são organizadas de maneira a tornar inevitáveis resultados como o que beneficiou André do Rap

O “cancelamento” contra a arte

Caso a sociedade se submeta a essa versão gourmetizada do stalinismo, nossos filhos e netos não terão o que ler, ouvir ou assistir

A segunda onda de hipocrisia

Em que pesem as comprovações de ineficácia dos lockdowns, enganadores como Emmanuel Macron fingem ter um mapa de bloqueio de contágio

Alerta: pesquisas à vista!

Por que as sondagens eleitorais erram tanto, como isso distorce o processo democrático e o que se pode fazer

O capitalismo pode salvar o mundo?

O sistema não é uma ideologia de laboratório, como o comunismo. É uma força viva, dinâmica, que há milênios se aperfeiçoa na satisfação das necessidades humanas

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma guerra civil nos EUA?

A mídia recusa-se a noticiar o que é evidente aos olhos de seus espectadores, e intelectuais argumentam que “saques e protestos violentos são vivenciados como eventos alegres e libertadores”

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês