Garimpo ilegal: Salles acusa reportagem de O Globo de fake news

Em 6 ago 2020, 16:44

Salles acusa reportagem de O Globo de ‘fake news’

6 ago 2020, 16:44

Jornal carioca afirma que ministro defende garimpo

garimpo - ricardo salles - o globo - fake news

O ministro Ricardo Salles: comparação entre jornais para falar em fake news | Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Informação publicada na primeira página da edição impressa de hoje do jornal O Globo foi classificada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de fake news. Isso porque a publicação carioca afirma que o integrante do governo federal “defende garimpo”.

Leia mais: “‘Tentativa de interferir em políticas públicas’, diz Salles sobre ação de procuradores”

A afirmação de O Globo tem a ver com a ida de Salles ao interior do Pará para participar de ação contra garimpo ilegal. Ontem, o ministro divulgou imagens aéreas que mostram que ele estava realizando trabalhos nesse sentido. O jornal, contudo, garantiu que ele defendia o garimpo. Além disso, o jornal informou que o aliado do presidente Jair Bolsonaro teria acusado os índios de querem “explorar mineração em suas próprias reservas”.

“Muito desinformado ou mal intencionado”

De acordo com o próprio ministro, tais informações não são condizentes com a realidade. Pelo Twitter, ele criticou o teor do conteúdo veiculado pelo impresso do Rio de Janeiro. “Impressionante como esse jornalista […] é muito desinformado ou mal intencionado”, publicou Salles. A reportagem em questão, no entanto, foi assinada por Carolina Brígido, da sucursal do jornal em Brasília.

Comparação com a Folha

Por fim, Ricardo Salles divulgou trecho de reportagem publicada pela Folha de S. Paulo sobre o mesmo assunto. Para ele, a versão do jornal paulistano “desmonta a fake news” que, conforme defende, foi publicada pelo carioca O Globo. Na contramão de seu concorrente na mídia impressa, a Folha afirma que o ministro chegou a enfrentar protesto organizado por garimpeiros do Pará.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

7 Comentários

  1. A Globo, em desespero financeiro e com um caminhão de dívidas, saudosa dos tempos do PT em que faturava milhões e passava a mão na cabeça e nos cabeças da quadrilha travestida de Partido Político, tem sido, miseravelmente, a Fake News mais escancarada desses tempos. Se o Ministro denunciar a Globo a Alexandre de Moraes, o que o Torquemada da vez vai fazer?

    Responder
    • infelizmente nada será feito, em favor governo!

      Responder
  2. Tem que processar esse jornaleco imundo

    Responder
  3. A Globo é a própria fake news. Inclusive, gostaria de sugerir a troca do nome do canal de noticias Globo News para Fake News. Ficaria muito mais apropriado.

    Responder
  4. Processo neles! Tem que jogar nas mesmas regras deles.

    Responder
  5. Globolixo é um lixo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Coronavírus

Revista Oeste — Edição 27 — 25/09/2020

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês