GDF apresenta plano para ocupação de área que receberá futuro bairro de Brasília - Revista Oeste

Em 12 ago 2020, 09:50

GDF apresenta plano para ocupação de área que receberá futuro bairro de Brasília

12 ago 2020, 09:50

GDF apresenta hoje ao Exército plano para uso e ocupação do solo de área onde será construída bairro de alto padrão na capital federal

Pátio Ferroviário de Brasília (PFB) será uma área destinada ao último bairro do Plano Piloto | Foto: CCOMSEx / ST Edmílson

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresenta nesta quarta-feira, 12, às 10h, o Plano de Uso e Ocupação do solo do Pátio Ferroviário de Brasília (PFB). A área, próxima da antiga rodoferroviária, vai receber um bairro de alto padrão localizado no coração da capital federal.

O plano — ou master plan, como é chamado — estabelece diretrizes urbanas, como espaço e altura máxima que os prédios poderão ter, além da delimitação do uso. O documento será apresentado ao Exército, responsável pelo gerenciamento da área desde 2006.

Em maio deste ano, contudo, o governo federal oficializou o Exército como gestor do PFB. A documentação do espaço foi entregue pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) em uma solenidade com a presença de autoridades do Exército, do GDF e da SPU.

Protagonismo

A solenidade desta quarta-feira sacramenta o protagonismo da SPU, avalia o superintendente do Patrimônio da União no DF, Renan da Mata. “A SPU, que é detentora de todos os poderes da terra, foi quem cedeu ao Exército. O GDF, agora, no seu papel de governo, começa a fazer o trabalho [do novo bairro], mas nós tivemos a missão de fazer o protagonismo desse papel como um todo”, destaca.

Ainda em 2019, SPU e o Exército assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que prevê o desenvolvimento de ações conjuntas na gestão do patrimônio e no intercâmbio de capacitação técnica. A expectativa do governo federal é que o espaço forneça receitas e possibilite a alocação de recursos para as áreas de educação, saúde e infraestrutura.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias