Governador de SC é absolvido e volta ao cargo - Revista Oeste

Edição da semana

Em Em 27 nov 2020, 16:46

Governador de SC é absolvido e volta ao cargo

27 nov 2020, 16:46

Carlos Moisés se livra de processo de ‘impeachment’

carlos moisés - governador de santa catarina - absolvido em processo de impeachment

Carlos Moisés retorna ao comando do governo de Santa Catarina
Foto: Reprodução/Instagram

O processo de impeachment contra Carlos Moisés (PSL) teve desfecho na tarde desta sexta-feira, 27. E com absolvição do político. Com 6 votos a 3 a seu favor mais uma abstenção no tribunal especial, ele retorna ao cargo de governador de Santa Catarina.

Leia mais: “Kajuru ameaça renunciar se STF liberar reeleição de Maia e Alcolumbre”

Eleito em 2018 como aliado do presidente Jair Bolsonaro, com quem rompeu politicamente mais tarde, Moisés estava afastado do Executivo catarinense desde o fim de outubro. Na ocasião, o processo contra ele avançou. Ele foi denunciado por crime de responsabilidade, pois concedeu aumento salarial a procuradores sem aval da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Caso tivesse sido considerado culpado no julgamento de hoje pelo tribunal especial composto de cinco desembargadores e cinco deputados estaduais, Moisés deixaria em definitivo o posto de governador de Santa Catarina — com a vice Daniela Reinehr (sem partido) assumindo a função oficialmente. Para se livrar da condenação, o político do PSL contou com a mudança de entendimento da parte de três parlamentares. Em outubro, Maurício Eskudlark (PL), Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Laércio Schuster (PSB) haviam votado contra o governador. Mas mudaram de opinião. Hoje, Vampiro se absteve do julgamento e os outros dois votaram contra a condenação.

votos - julgamento do impeachment de carlos moisés - sc

Foto: Divulgação/Alesc

O desfecho do processo fez Moisés acertar na previsão. Após ser afastado do cargo, ele garantiu que o caso seria arquivado. “Tenho confiança na Justiça e que o Poder Judiciário catarinense arquivará definitivamente este pedido de impeachment sem justa causa”, publicou em seu perfil no Twitter.

→ Relembre: “Afastado do poder, governador fala em ‘confiança na Justiça’”

Outro processo de impeachment

Carlos Moisés não está, no entanto, completamente a salvo no cargo de governador de Santa Catarina. Ele é alvo de outro processo de impeachment na Alesc. A denúncia da vez é sobre possíveis irregularidades cometidas na aquisição de respiradores e na contratação de um hospital de campanha.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 Comentários

  1. Rolou propina!! O PSL “raiz” virou um PT de verde-amarelo.

    Responder
  2. Parceria política! Judiciário deve ser observado, altos salários e engaveta irregularidades?!!
    Muitos estão longe da realidade dos brasileiros…..

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

O partido contra o Brasil

Ninguém ainda descobriu no planeta um jeito tão eficaz de concentrar renda quanto a fórmula usada para administrar as contas públicas no país

A paciência acabou

Os brasileiros começam a reagir à cassação dos direitos individuais

Os novos senhores do mundo

Os gigantes da tecnologia censuram Trump, fazem o que bem entendem e exercem um poder global desmedido. Isso é justo?

Eficácia

“Você demorou muito a comprar. Eficácia depende de rapidez” / “Poxa… Se eu soubesse teria comprado mais rápido. Ando muito dispersivo”

O culto à ignorância

Valorizar a educação formal e a cultura clássica virou preconceito elitista, um mau sinal para o futuro

Como surgiu o novo coronavírus?

A resposta mais provável, até o momento: o vírus teve origem em pesquisas com manipulação genética no Instituto de Virologia de Wuhan

Globalistas assanhados com Biden

Eles não costumam viver de fatos, apenas de narrativas. Adotam a visão estética de mundo, e por isso a ONU é seu maior símbolo

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês