No dia 10 de setembro de 1976, nasceu em Florianópolis (SC) o ex-tenista Gustavo Kuerten, conhecido como Guga. O atleta é tricampeão de Roland Garros, um torneio de tênis realizado na França.
Com raízes alemãs, o ex-número um do mundo começou a jogar tênis aos 6 anos. Seu pai, um jogador de tênis amador, morreu enquanto treinava crianças em Curitiba. Guga tinha 8 anos quando perdeu a figura paterna.
O irmão mais novo, Guilherme Kuerten, sofreu danos cerebrais durante o nascimento, o que resultou em uma deficiência mental. Guilherme faleceu em 2007.
A fatalidade marcou a vida de Guga. Em homenagem ao irmão, fundou o Instituto Guga Kuerten (IGK) para promover o esporte e ajudar pessoas com necessidades especiais. O tricampeão doava para Guilherme todos os troféus que ganhava.
A trajetória de Guga
Aos 14 anos, Guga conheceu o técnico Larri Passos. O profissional, que mais tarde se tornaria o seu treinador, foi responsável por convencer família sobre o talento do jovem para o tênis.
A dupla viajou o mundo para competir em torneios juvenis. Em 1995, Guga iniciou sua carreira profissional. Em 1997, aos 21 anos, surpreendeu ao vencer a etapa de Roland Garros, um dos torneios mais prestigiados do mundo.
Apesar do sucesso, o atleta enfrentou uma queda de rendimento em 1998. Na ocasião, foi eliminado precocemente em Roland Garros. No entanto, em 2000 e 2001, conquistou mais dois títulos na etapa francesa e alcançou o posto de número um do mundo. Ele manteve a marca por 43 semanas consecutivas.
Gustavo Kuerten também venceu a Masters Cup em Lisboa, onde os oito melhores tenistas da temporada se reúnem para competir.
A partir de 2004, Guga passou por cirurgias por causa de lesões no quadril. Apesar dos tratamentos de fisioterapia, o tricampeão não conseguiu recuperar a forma que o consagrou. Em 2008, jogou sua última partida em Roland Garros.
+ Leia mais notícias de História em Oeste