No dia 24 de setembro de 1936, nasceu no Estado norte-americano do Mississípi o artista James Maury Henson, criador dos fantoches Muppets. Henson desenvolveu várias produções cinematográficas e televisivas com marionetes, com ênfase para o sucesso na década de 1970.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Para realizar os projetos, o produtor fundou as companhias The Jim Henson Company, a Jim Henson Foundation e a Jim Henson’s Creature Shop. Em 1964, ele criou os Muppets, que são marionetes de tela com alta mobilidade. Ele liderou a equipe criativa responsável pelo sucesso duradouro do universo ficcional.
Henson desenvolveu personagens com ideias inovadoras e com um senso de humor que agradou tanto crianças quanto adultos. As obras dele promovem valores positivos na infância, como amizade, magia e amor. Os temas acompanharam Henson durante toda a carreira.
Os fantoches sempre dividiam a cena com algum humano. Os Muppets passaram em filmes, séries de televisão e cinema.
Os direitos do desenho estão com a The Muppets Studio, subsidiária da The Walt Disney Company. A gigante do mercado comprou a The Jim Henson Company em 2004.
O programa infantil The Muppet Show foi ao ar de 1976 a 1981. Trata-se de uma das criações mais famosas do produtor, estrelada por Kermit (Gustavo ou René) e Miss Piggy (a porquinha Piggy). O programa conquistou uma audiência global em mais de cem países.
Durante a década de 1980, a obra também se arriscou em filmes teatrais. Dentre eles:
- The Muppet Movie (1979);
- The Great Muppet Caper (1981); e
- The Muppets Take Manhttan (1984).
Morte e legado do criador dos Muppets
A influência de James Maury Henson no entretenimento é marcante até os dias atuais. As criações do produtor ainda são celebradas por sua originalidade e capacidade de transmitir mensagens positivas.
Henson morreu no dia 16 de maio de 1990 em Nova York. As criações do artistas persistem por meio das empresas e fundações que ele estabeleceu e que inspira novas gerações de artistas.