Em 26 de outubro de 2004, portanto, há 20 anos, a desenvolvedora britânica de jogos eletrônicos Rockstar North lançava o Grand Theft Auto: San Andreas, mais conhecido como GTA San Andreas.
O game para Playstation 2 se tornaria um verdadeiro ícone no mercado. Na lista de mais vendidos da franquia, o jogo perde apenas para o GTA 5, de 2013, que ultrapassou as 200 milhões de cópias.
A história do jogo eletrônico acompanha Carl Johnson, ou CJ, numa jornada de retorno a Los Santos, localidade virtual que se inspira em Los Angeles. O percurso se dá em meio a uma guerra entre gangues nas principais cidades que representam o estado norte-americano da Califórnia.
Com 27,5 milhões de cópias oficiais vendidas, o GTA San Andreas é, na visão de muitos críticos, um dos melhores jogos de todos os tempos. O game conquistou uma multidão de fãs por várias virtudes, principalmente, enredo, trilha sonora e jogabilidade.
Jogo foi além do Playstation
No ano seguinte ao seu lançamento, o game ganhou uma versão para Windows e Xbox. Mais tarde, foi remasterizado para Android e Xbox 360. Assim, tornou-se disponível para Steam, com números de vendas surpreendentes em todas as plataformas.
San Andreas é o terceiro jogo em 3D da série GTA. O usuário se diverte a partir de uma perspectiva de terceira pessoa. O entretenimento ocorre em um ambiente de mundo aberto, que dá ao jogador controle total sobre sua experiência de jogo.
Desafio é enfrentar uma guerra de gangues
No desafio, o game tem como destaques as guerras de gangues, a customização de carros e de personagens. A história se desenvolve no fictício Estado de San Andreas, nos Estados Unidos.
O lugar reúne três metrópoles: Los Santos (que seria Los Angeles), San Fierro (baseada em São Francisco) e Las Venturas (ou Las Vegas).
O drama do gângster CJ
Ambientada em 1992, a trama gira em torno do gângster Carl “CJ” Johnson. Ele retorna para sua casa em Los Santos, depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão de Nova York do jogo). A volta ocorre logo depois de ele saber da morte da mãe.
CJ encontra a família e a antiga gangue, a Grove Street Families. Vendo ambos núcleos desamparados, o gângster dá início à retomada dos negócios, ao mesmo tempo em que descobre, aos poucos, o que motivou o assassinato da mãe.
Game paga o preço da polêmica
Apesar do sucesso comercial e de crítica, assim como nos lançamentos anteriores da série, o GTA San Andreas também foi alvo de polêmica pelo conteúdo violento e sexual.
Em meados de 2005, autoridades descobriram um código que dava acesso ao minijogo de sexo oculto que recebeu o apelido de Hot Coffee. O fato deslocou o game para a classificação de adultos e obrigou a Rockstar North a retirar 85% das cópias do mercado.
Embora praticamente eliminado do mercado como game eletrônico, GTA mantém seu glamour a ponto de virar inspiração para um filme que será lançado em 2025. Veja trailer acima que tem no elenco o premiado ator Will Smith.
+ Leia mais notícias de História na Oeste