Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 26 de dezembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1489) No dia 26 de dezembro, as forças dos reis católicos, Fernando e Isabel, conquistam a região de Almeria, sul da Espanha, que estava sob o poder dos muçulmanos;
- (1825) Em São Petersburgo, Rússia, os defensores da revolução levantam-se contra o czar Nicolau I, porém são reprimidos na Revolta Dezembrista.
Brasil
- (1788) Inconfidência Mineira: os conspiradores reúnem-se na casa do tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade;
- (1963) No dia 26 de dezembro, é lançada nacionalmente a Campanha da Fraternidade;
- (1982) Programa Antártico Brasileiro: primeira expedição do Brasil à Antártida com o navio quebra-gelo NApOc Barão de Tefé e o navio oceanográfico NOc. Prof. Wladimir Besnad.
Guerras & Rumores
- (1862) Guerra Civil Americana: é deflagrada a Batalha de Chickasaw Bayou;
- (1944) Segunda Guerra Mundial: na Bélgica, o Terceiro Exército de George S. Patton quebra o cerco imposto às forças norte-americanas;
- (1948) Na Hungria, o cardeal József Mindszenty é preso, porque se opôs às injustiças do comunismo.
Ciência & Tecnologia
- (1898) No dia 26 de dezembro, o casal Pierre e Marie Curie anunciam o isolamento do elemento químico rádio;
- (1933) O engenheiro norte-americano Edwin Armstrong patenteia o rádio em frequência modulada (FM);
- (1975) Na então União Soviética, entra em operação o Tupolev Tu-144, o primeiro avião comercial supersônico do mundo — ele ultrapassou o Mach 2.
Mortes
- (1786) Gasparo Gozzi, crítico literário e dramaturgo italiano nascido em 1713. Gozzi foi um dos mais proeminentes escritores italianos do século 18;
- (2017) Aracy Cardoso, atriz brasileira nascida em 1937. Cardoso atuou em telenovelas desde os primórdios da televisão no Brasil.
“De todos os ressentimentos, creio que o maior seja aquele de um homem que saiba fazer a sua arte com perfeição e seja censurado e avaliado por quem não sabe absolutamente nada”. Gasparo Gozzi.