As aspas que marcaram a semana — ou que dizem muito sobre ela
11 de junho
“Choro porque um ciclo se encerra, apesar de eu não estar preparada pra isso (e quem está?)”.
As mudanças na TV Bandeirantes vão além da saída do apresentador Fausto Silva e do fim do Terceiro Tempo, programa sob comando de Milton Neves. Demissões estão ocorrendo desde a semana passada. E uma das profissionais dispensadas pela Band foi a jornalista Maiara Bastianello, que tinha 15 anos de emissora.
Leia a matéria completa
12 de junho
“Bolsonaro não é homofóbico, nem tem qualquer tipo de preconceito contra gays”.
Militantes travestidos de professores universitários criaram o imaginário segundo o qual gays e outras minorias não podem ser de direita. A imprensa engajada acrescentou à fantasia que LGBTs odeiam o ex-presidente Jair Bolsonaro e políticos conservadores. Essa versão, contudo, não resiste aos fatos. O advogado Dom Lancellotti, 34 anos, por exemplo, é homossexual e comanda o grupo Gays Conservadores do Brasil. Até pouco antes da eleição, chamava-se “Gays com Bolsonaro”, inspirado no “Gays for Trump”. Hoje, já tem quase 65 mil seguidores no Instagram.
Leia a matéria completa
13 de junho
“Descobrimos exemplos de crença nos mortos voltando do túmulo, que só poderiam ser interrompidos por decapitação”.
Nesta semana, durante obras para alargar uma rua perto de uma igreja na cidade de Luzino, na Polônia, uma equipe de trabalhadores achou um cemitério com “vampiros” do século 19. É o que informou o portal Nadmorski24, em 7 de junho.
Leia a matéria completa
14 de junho
“Uma terra de trabalhadores inúteis”.
Nesta semana, a edição impressa da revista britânica The Economist recebeu críticas depois de publicar um artigo no qual chama os trabalhadores latino-americanos de inúteis.
Leia a matéria completa
16 de junho
“Governo tem medo da CPMI”.
Cotado pela oposição para ser o sub-relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, o deputado federal Delegado Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), teve muitos de seus requerimentos no colegiado rejeitados pelos parlamentares governistas.
Leia a matéria completa
Aspas perenes
“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”. Platão.