Política, cultura, comportamento e muito mais: relembre o que foi notícia no Brasil e no mundo nesta semana
Maduro chega a Brasília para encontro com Lula e Unasul (29 de maio)
O ditador da Venezuela Nicolás Maduro vai se encontrar com o presidente Lula, às 10 horas, nesta segunda-feira, 29. O chavista e sua mulher, Cilia Flores, desembarcaram ontem, na Base Aérea de Brasília, às 21h24. Gisela Maria Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, e Manuel Vicente Vadell Aquino, embaixador da Venezuela no Brasil, receberam o casal.
Leia a matéria completa
Comunista elogia Cuba e torna-se piada nas redes sociais (29 de maio)
“Cuba é um paraíso na Terra!”. É o que os defensores da ditadura comunista cubana proclamam nas redes sociais. Nesta semana, um caso curioso viralizou no Twitter. Um sujeito que se apresentava como comunista ganhou uma passagem de ida para a ilha; ele fez, no entanto, algumas exigências: todos os seus custos, incluindo a moradia, deveriam ser financiados.
Leia a matéria completa
Estadão publica editorial com duras críticas ao STF (30 de maio)
Nesta semana, ao comentar a presença dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes em um churrasco promovido pelo presidente Lula no Palácio da Alvorada, o Estadão disse que ambos já deveriam saber que “toga não é traje esporte fino”. “É evidente que os dois ministros foram convidados não por suposta amizade com o presidente, e sim porque integram o STF, lugar por onde trafegam interesses do governo”, observou o jornal.
Leia a matéria completa
Militares chineses desembarcam no Brasil (30 de maio)
Uma delegação de 20 militares chineses desembarca nesta terça-feira, 30, em Brasília. O grupo será recebido amanhã no Quartel-General do Exército, fato que marca a semana na capital federal.
Leia a matéria completa
ONG contra CPI do MST recebeu US$ 100 mil de George Soros e tem irmã de Boulos na captação de recursos (31 de maio)
A organização não governamental (ONG) De Olho nos Ruralistas, usada como fonte de informação por deputados contrários à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), recebeu US$ 100 mil da Fundação Open Society, liderada pelo bilionário George Soros. O magnata é conhecido por investir em projetos de esquerda.
Leia a matéria completa
Pacheco confirma Zanin no STF (1º de junho)
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou há pouco, durante uma entrevista coletiva, que Cristiano Zanin, advogado pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva, será o indicado do presidente para a vaga no Supremo Tribunal Federal. (STF).
Leia a matéria completa
Drone guiado por inteligência artificial ‘mata’ o seu operador (2 de junho)
A inteligência artificial (IA) pode ser fatal. Foi o que revelou, nesta semana, um funcionário do alto-comando da Força Aérea norte-americana durante uma cúpula em Londres; segundo o militar, um drone operado por IA treinado para “causar destruição” atacou o seu operador humano durante testes simulados.