Ideologias como pano de fundo de rupturas políticas - Revista Oeste

Edição da semana

Em Em 28 out 2020, 21:57

Ideologias como pano de fundo de rupturas políticas

28 out 2020, 21:57

Ideias podem ser causa de atos abomináveis, observa Bruno Garschagen

ideologias - bruno garschagen

Foto: Canva

Defender ideias similares às do nazismo, do regime soviético e dos “horrores da revolução francesa” não é apenas a origem de problemas. De acordo com o colunista Bruno Garschagen, pensamentos como esses podem se tornar a causa de “atos abomináveis”.

Leia mais: “13 perguntas sobre moedas digitais”

“Reduzir escolhas e atos individuais a posições políticas atrapalha a compreensão adequada dos fenômenos políticos. Essa visão limitada a respeito do problema leva a uma falsa impressão de que as ideias são a origem e não uma das causas de atos abomináveis, como, para usar um exemplo recente, o incêndio criminoso de duas igrejas no Chile, no domingo passado”, escreve Garschagen em texto publicado na atual edição da Revista Oeste.

Dessa forma, Garschagen, que é doutorando em ciência política, observa que ideologias têm histórico de funcionar como pano de fundo de rupturas políticas mundo afora. Nesse sentido, ele analisa casos e situações no artigo intitulado “Ideias, instituição moral e compromisso ideológico”.

Ideias, intuição moral e compromisso ideológico

_____________________

Revista Oeste

Além do texto de Bruno Garschagen, a 31ª edição da Revista Oeste conta com reportagem especial sobre o futuro do Supremo Tribunal Federal, entrevista com o empresário Salim Mattar e artigos exclusivos de Selma Santa Cruz, J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino e Dagomir Marquezi.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste é mantida por seus leitores. Para se tornar assinante da publicação digital e, assim, ter acesso às melhores ideologias do colunismo brasileiro, basta clicar aqui e escolher o melhor plano.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 Comentário

  1. Aqueles que defendem ideologias de Esquerda gostam de morar e passear em Países de ideologia de Direita. Por que ? Porque nestes Paises existem mais progresso e cultura.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

Um caso de amor com a tirania

Na França, é cada vez mais evidente o namoro com o autoritarismo sob o disfarce da racionalidade, da competência administrativa, do bem comum, da justiça social

A obsessão da imprensa por Donald Trump

Com o único propósito de ser anti-Trump, a mídia não saberá o que fazer se não puder culpar o bufão laranja por todo o mal que eventualmente venha a acontecer

O Guevara da Daslu

Faça como Doria. Pare diante do espelho, fale meia dúzia de clichês do humanismo de butique e note que você também tem um corpinho de centro-esquerda

A China e a fábula dos pardais

Enquanto o discurso ambientalista foca a Amazônia e as mudanças climáticas, a China segue com suas práticas predatórias e não assume responsabilidades

O gênio e o mito

Maradona não deveria ser uma referência moral para ninguém. Mas é um equívoco não homenageá-lo por seu futebol-arte

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

O que é o projeto BR do Mar?

O que é o projeto BR do Mar?

Texto tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e pode ser votado a qualquer momento no plenário...
É o “mecanismo”

É o “mecanismo”

A 3ª maior doadora da campanha paulistana do PSOL é uma herdeira da empreiteira de obras públicas Andrade Gutierrez...

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês