Em recente entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, avisou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva fará “um conjunto de intervenções” para diminuir os preços dos alimentos no país. O anúncio foi alvo de críticas do jornal O Estado de S. Paulo.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Em seu editorial de opinião desta quinta-feira, 23, o veículo afirma que, “em vez de atacar as causas do problema, sobretudo os gastos excessivos do governo, os petistas preferem, como sempre, concentrar-se nos sintomas”.
Com isso, diz o jornal, eles forçam uma queda artificial dos preços. “Como se estes fossem resultado da vontade arbitrária de quem os estabelece, e não expressão das relações básicas de mercado”.
+ Kim Kataguiri pede impeachment de Lula por suposta pedalada fiscal
O Estadão lembra que, historicamente, sempre que o governo buscou intervir nessas relações, o resultado foi desastroso: “desabastecimento e mais inflação”. No entanto, o jornal revela o que seria a intenção da gestão petista por trás dessa manobra: “O governo entendeu que a inflação pode custar a reeleição do presidente Lula da Silva”.
Ministro de Lula ignora a história

Os brasileiros lembram dos artifícios que governos anteriores tentaram para conter a disparada da inflação antes do Plano real. Testaram de tudo: desde a contenção das exportações até fiscais dando voz de prisão a gerentes de supermercado. E tudo falhou.
“Só isso deveria bastar para desestimular iniciativas como a anunciada pelo ministro Costa”, avalia o Estadão. “Mas o governo parece ter se dado conta de que não tem mais tempo: a eleição, segundo o próprio Lula, está logo aí; e é preciso agir para conter os preços dos alimentos”.
Leia também: “Governo Lula cogita mudança na validade dos alimentos para reduzir o preço dos produtos; entenda”
Vão ter que desenhar isso para o Pochmann entender.
Sem novidade líderes políticos que seguem um ideário de um século atrás terem uma abordagem na economia de meio século atrás 😉
Na verdade, enquanto tivermos as “maravilhosa urnas mágicas do Valdemort”, esse cachaceiro mentiroso não perderá nenhuma eleição mais…
Retornaremos aos tempos de Sarney, Ruim Bosta?
Como eles são criativos devem congelar os preços.
Rui Costa??? Kkkkkkkkkkkkk
La vem absurdo. Incompetencia, roubalheira e ignorância sao as marcas desse desgoverno
Não vai dar impeachment. O stf não vai deixar.
Meu palpite é que vão baixar o preço da gasolina na marra e adiar a implosão da Petrobras pra depois das eleições.
Vamos falar sério! Esse sujeito não era pra estar aí onde foi colocado. Aliás, nem ele nem toda a gangue dele.
Pimenta ja ardeu, nao fez nada, Marina Silva pos fogo na Smazonia, haddad taxou, os oitros estao athafos em montanhas de dinheiro nem sabem o que fazer para esconder. É o amor. Quenojinho que du tinha do outro
Ontem já se falava em aumentar a data de validade de alguns produtos enlatados, o q faria com q os preços baixassem artificialmente. Ideia desse governo e de empresários q estão acostumados com malandragem e mamação nas tetas do governo, além de preferirem zero competição. Essas artificialidades não resolverão nada. Pelo contrario, mostram ao mercado e ao público o quão despreparado está esse governo. É o L de lamentável.
A morte desse crápula, já seria uma baita de uma solução.