Intitulado Vanguarda do atraso, um editorial do jornal Folha de S.Paulo critica os rumos tomados pelo governo Lula e lista uma série de medidas que vê como equivocadas.
Segundo a Folha, que é crítica do ex-presidente Jair Bolsonaro, “órgãos importantes com sedes no Rio de Janeiro vão se convertendo em bunkers da gestão de Lula para abrigar ideias econômicas emboloradas ou equivocadas, numa espécie de vanguarda do atraso carioca”.
“Na semana passada, anunciou-se indicação do economista Marcio Pochmann para o comando do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”, lembra o jornal. “Para ele, as reformas previdenciária e trabalhista são uma regressão e o Pix, uma estratégia ‘neocolonial’ contra o Brasil.”
Adiante, o jornal diz que a Petrobras acaba de proclamar que dará preferência à indústria naval brasileira, “reeditando política dos governos petistas que acabou interrompida por escândalos de superfaturamento”.
Folha cita empréstimos feitos por Lula a ditadores
Por fim, a Folha cita o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), chefiado por Aloizio Mercadante. De acordo com a Folha, o BNDES quer “ressuscitar” créditos à exportação para serviços de engenharia de empresas brasileiras.
Nessas operações, o BNDES desembolsa recursos em reais para financiar companhias nacionais que vendem seus serviços (geralmente grandes obras) a países estrangeiros. Estes, por sua vez, assumem o compromisso de devolver os empréstimos depois — com juros, e pagamento em dólar ou euro.
Leia também: “Estadão: ‘Governo Lula promove retrocesso civilizatório'”
O programa existe desde 1998 e já somou US$ 10,5 bilhões (R$ 50 bilhões). Mas foi nos governos Lula 2 e Dilma Rousseff que ganhou envergadura, com 88% dos desembolsos concentrados entre 2007 e 2015.
“O mais grave é que o PT usou empréstimos de um banco público para agradar líderes de ditaduras acusadas de violar sistematicamente direitos humanos, como os de Venezuela e Cuba, com os quais se alinha ideologicamente”, disse a Folha. “Como se isso não bastasse, os dois países deram calote no BNDES.”
O Brasil não quer ser subdesenvolvido .Mas , com este desgoverno caminharemos ladeira abaixo.
Antes de mais nada registrar que meus comentários em outras reportagens estao desaparecendo do site da revista Oeste
E sobre a foice de SP faz o L em 2026 de novo…kkk…quem sabe ate la receba mais verba do que a Globosta…pura inveja..kll
Os cadaveres do ultimo plano de construcao naval lancado pelo rei da corrupcao estao flutuando na baia de Guanabara e tem nome e sobrenome. Jamais serao utilizados assim como tambem partes de outro cadaver que nem chegou a ser jogado na agua.
Poco sem fundo!
SE MANDAR ESSE PESSOAL DA FOICE DE SP TOMAR NO … BASTA?? ACHO QUE NAO. CORJA DO CARA LHO !!!
Analfabetos funcionais da imprensa se revelando (não conseguiram interpretar os discursos de lula durante a campanha eleitoral).
Mas quem é a Folha? Mais algum jornaleco esquerdista, daqueles que fizeram o L? Qual a relevância de qualquer coisa “pubricada” nessa coisa? Nenhuma, pior só o canal “globofakenews”!
Querem o Alckmin?
É só chegar um dinheirinho que começa a elogiar.
Quero que a folha e seu jornalismo decadente se explodam! A credibilidade da folha está mais por baixo que “fiofó” de cobra…..
Ué folha foice, o que vocês estão achando de anormal na administração petista ?
Vocês e o consórcio de mídia podre, sempre foram contrários e críticos à administração Bolsonaro e apoiadores ferrenhos do pt em qualquer posição dos petralhas.
Agora ficam fazendo mimimi.
Agora, vocês e o consórcio devem glamourízar a gestão petista e fazerem o “L”.
Fica mais decente.
Quero mais é que a Folha, o Estadão e todas as mídias podres desse país vão a falência!
Essa Folha se alinha ao PT, o partido da corrupção. Deveriam é ficar calados, aliás, é só dar um dinheirinho que fica tudo bem.