A Globo já promoveu algumas mudanças em seu editorial com a chegada de sua nova direção de telejornalismo. Uma delas tem a ver com a autorização que os jornalistas receberam para falarem os nomes das principais facções criminosas do país.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, os jornais da TV aberta e da GloboNews estão autorizados a citarem os nomes dessas facções nas reportagens. Essa mudança aconteceu em janeiro, quando Ricardo Villela assumiu a direção, e tem sido aplicada no ar de forma silenciosa.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Um exemplo pôde ser visto na última quarta-feira, 14, quando a emissora citou o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, ao noticiar a fuga de dois homens do presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Até então, a Globo não citava o nome das facções criminosas para evitar fazer ‘promoções’. Desde os anos 1980, jornalistas possuem uma regra interna para não falarem os nomes do Comando Vermelho e do Primeiro Comando da Capital, o PCC.
Antigo diretor da Globo usava sequestro de repórter para explicar veto
Internamente, profissionais da emissora começaram a questionar até que ponto censurar os nomes dessas facções impactaria na percepção do público. Ali Kamel foi o diretor de Jornalismo até dezembro de 2023, e defendia que os nomes não deveriam ser citados.
Ricardo Villela, por sua vez, alega nos bastidores da Globo que esconder os nomes de duas facções que disputam entre si pode impossibilitar o entendimento do público. Ali Kamel defendia o sequestro do jornalista Guilherme Portanova pelo PCC como exemplo para o veto. O caso aconteceu em São Paulo, em 2006, e o profissional só foi solto depois que a Globo exibiu vídeos com queixas de criminosos sobre o sistema prisional.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste
Se os criminosos são tão protegidos pelo atual governo, por que a globo evitaria mencionar os nomes das facções?
Coerente.
Liberou geral!
A bandidagem está à solta
Quem vê isso?
Quem além de ignorantes, bolsistas, corruptos, narcotraficantes e urnas eletronicas ainda perde tempo vendo esse lixo produzido pelo jornalismo podre da rede “grobo”?
Quem assiste a Globe?
Essa notícia só tem valor por estar veiculada na revista Oeste. De resto a Globo é lixo mesmo, lixo que não se importa com a liberdade nem com a verdade.
William Bonner ainda irá informar que o CV atacou uma das sedes do seu empregador (agora se pode informar sobre as facções).
Então os criminosos chantageavam a globolixo a obrigando a vincular reportagens para favorecer presos. Esses repórteres e diretores nutella se bater o pé saem correndo entraram no radar das facções que devem estar mandando no jornalismo dessa globolixo
liberada a propaganda das facções!!!…depois da fuga esperar o que??
GLOBOLIXO! A falência baterá e cobrará a sua traição!
Na verdade, depois que assumiu a assessoria de imprensa da quadrilha que está no poder, a direção da Globolixo, não só está liberada a falar o nome das facções, quanto precisa divulgar as ações de todas elas para a população, como uma forma aterrorizá-la e mostrar quem manda no país.
Como não citar o nome das organizações em que são parceiros e até fornecedores de seus funcionários e contratados.
A GLOBOLIXO e o DESGOVERNO do LILO estão alinhados com toda essa #GENTEBOA#
Pra mim não muda nada. Não assisto esse lixo de emissora.
Nem eu!
As quadrilhas agem na clandestinidade, se arriscam,são presos , muitas vezes solto pelo STF e até fogem, mas a Globo lixo , essa não ! tem toda a liberdade de assassinar reputações e o que e pior financiada por nós, espero que dia 25 de fevereiro seja um divisor de águas no Brasil, o poder emana do povo, somos 70 por cento de pagadores de impostos honestos
Muito boa!
Novidade nenhuma mencionam constantemente PSOL, PT, tse, Boulos, lula, Aziz, Renan, randolfiz Rodriguez, e outras facções.
Kkkkkkkkkk
Perfeito!
verdade ….só mais uns….
..as do Marinhos, continua proibida de mencionar
Será considerada falta greve e de demissão,” ad nutum”.
A situação da Globo não está nada boa!
Espero que piore!
Somos dois…
Propaganda aberta agora ao crime organizado. Deve estar chegando pix regularmente agora! ESCÓRIA!
No mínimo é propaganda irregular!